CIDADÃO 1 – Com sua transferência para São José do Rio Preto, o deputado estadual Itamar Borges já está sendo homenageado com o título de cidadão rio-pretense, outorgado pela Câmara Municipal, através de projeto do vereador Francisco Ruel Júnior, entregue nesta quinta-feira, dia 29. Em sua página na internet, Itamar se apresenta como deputado estadual pelo quarto mandato consecutivo, sempre mantendo escritório político em Rio Preto em virtude da importância da cidade, capital do Noroeste Paulista, exercendo forte influência num território do Estado que compreende mais de 100 municípios e uma população de dois milhões de habitantes.
CIDADÃO 2 – Outro que teve a propositura para receber o título de cidadão rio-pretense, também concedido nesta quinta-feira, foi o ex-deputado federal Geninho Zuliani. Candidato a vice-governador na chapa de Rodrigo Garcia, Geninho foi vereador e o prefeito mais jovem de Olímpia, eleito em 2008 e reeleito em 2012 e atualmente mora em Rio Preto. Ele também recebeu o título de cidadania da Capital do Noroeste Paulista por iniciativa do vereador Ruel Júnior.
APOIO – O fornecimento de cestas básicas para os alunos carentes da rede pública de ensino está sendo solicitado pelo vereador Vanderley Vieira dos Santos que na sessão da Câmara do dia 26 de junho, segunda-feira, encaminhou uma indicação ao prefeito Luis Henrique Moreira pedindo que tome providências nesse sentido. Segundo o vereador, a Constituição Federal prevê o dever do Estado com a educação, mediante a garantia de alimentação aos educandos. “Ainda que alguns caracterizem como suplementar a alimentação escolar, há que se considerar que as dificuldades financeiras enfrentadas pelas famílias das crianças que estão no ensino público, muitas vezes inviabilizam uma alimentação adequada na casa destes alunos no período de férias”, afirma na indicação. Ele também considera que “o período de férias também é oportuno para o desenvolvimento intelectual de nossas crianças, de forma que é sim responsabilidade do estado e do município ofertar alimentação nesse período aos alunos carentes”.
DENOMINAÇÃO – A praça situada no Jardim Pires de Andrade deverá ser denominada Praça Pedro Pelarini, de acordo com projeto de lei apresentado pelo vereador Rivelino Rodrigues para ser votado nas próximas sessões da Câmara. O projeto, segundo o vereador, se justifica porque o homenageado teve uma intensa atividade na vida do município. Ele cita algumas dessas atividades, “como corretor de imóveis e proprietário de vários comércios, entre eles: sócio proprietário do Posto Morumbi, proprietário da Garagem Lorena Veículos, proprietário rural e dono do Pet Shop Coleira de Ouro que, em homenagem à cidade do seu coração, passou a se chamar Jales Pet. Lembra ainda que ele tornou-se um dos precursores do Loteamento Jardim Pires de Andrade, tendo ativamente contribuído para a sua criação, tanto é que uma das principais ruas do bairro leva o nome do seu pai. Sua esposa, Dona Sônia, e seus filhos são moradores do loteamento há anos. “Ativo comerciante, Pedro Pelarini imprimiu sua marca pessoal em toda cidade de Jales, seja por meio de amigos, de seus estabelecimentos comerciais, por sua bondade ou por sua honestidade. Pedro nos deixou em 2019. Essa homenagem é para reforçar o carinho que este município sente pelo seu cidadão”, afirma o autor do projeto.
RECURSOS – A Santa Casa de Jales informou que nesta terça-feira recebeu R$ 100.000,00, em parcela única do deputado federal Fausto Pinato, referentes à Portaria nº 631 de 19 de maio de 2023. O hospital destacou que o dinheiro será destinado para custeio de Incremento Temporário do Teto da Média e Alta Complexidade (Teto MAC) e já está liberado na conta da instituição. Lembra ainda que é por meio das emendas parlamentares, recursos federais, estaduais e municipais que a instituição consegue dar andamento nos serviços e reduzir o déficit operacional.