DOENÇAS RARAS – Fundador e presidente do Jales Clube, Clóvis Pereira completou 83 anos no último dia 14 de abril. Mas, apesar da idade avançada, ele não joga a toalha. De espírito realizador, como a cidade toda sempre testemunhou, ele continua empenhado de corpo e alma no projeto de instalar no Jales Clube um Centro de Tratamento de Doenças Raras, a ser implantado pela Casa Hunter, instituição humanitária sem fins lucrativos, a quem foi doada uma área de 54.900 metros quadrados.
DECOLAGEM – Ouvido por esta coluna na semana que passou, Clóvis informou que o início das obras ainda não tem data marcada, mas deverá ocorrer o mais rápido possível. Ele tem conversado com o empresário Antoine Daher, presidente da Casa Hunter, que lhe deu conta do atual estágio das tratativas. Segundo Daher, com a conclusão das obras em Porto Alegre, os próximos passos contemplam São Paulo e Jales.
APOIO – O diálogo também é permanente com a deputada federal Carla Zambelli (PL), madrinha do projeto e autora da emenda parlamentar de R$ 3 milhões e 700 mil para as providências iniciais em Jales. A intenção é ir a Brasília e ter uma conversa de corpo presente com a deputada, agradecendo seu empenho e aguardando novos aportes. Enquanto a audiência não acontece, Clóvis tem conversado com o empresário Bruno Zambelli, irmão da deputada e pré-candidato a deputado estadual, e com o pai de ambos.
É FOGO! – Como um assunto puxa outro, o decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro concedendo indulto ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), condenado a 8 anos e 9 meses de reclusão por 10 votos a 1 pelo Supremo Tribunal Federal virou Brasília do avesso e acabou envolvendo indiretamente Carla Zambelli, militante da linha de frente do bolsonarismo.
ANISTIA – Conforme publicaram órgãos da chamada grande imprensa, a deputada apresentou projeto para ampliar “anistia” a quem, entre 1º de janeiro de 2019 e 21 de abril de 2022, tiver “praticado atos que sejam investigados ou processados sob a forma de crimes de natureza política” ou relacionados.
ORDEM UNIDA – Na justificativa, a deputada diz que a anistia é um “instituto utilizado, precipuamente, em momentos de grande conturbação e animosidade pública, e tem por finalidade a restauração da paz social e da harmonia entre as instituições democráticas”. No início da semana que passou, Carla Zambelli disse à Folha de S. Paulo que mais de 70 deputados já haviam assinado o projeto como coautores.
PRESENÇA VIP – Dos deputados estaduais e federais bem votados em Jales, somente Fausto Pinato (PP) fez um pit-stop no Jales Rodeio Show. Os demais preferiram pendurar faixas e/ou enviar representantes como Karina do Carmo, assessora do deputado estadual Carlão Pignatari, e Mara Amaral, anjo da guarda do deputado estadual Itamar Borges.
CAMAROTES – Presidente do Conselho Intermunicipal de Saúde da Região de Jales, o prefeito Luís Henrique dos Santos Moreira (PSDB) acolheu nos espaços corporativos do Jales Rodeio Show colegas prefeitos de toda região, além de vereadores e respectivas esposas. Foi uma boa oportunidade para estreitar laços políticos em ano eleitoral.
PÃO DE MEL – A Páscoa já passou, mas vale recordar o destaque que o jalesense João Antonio de Oliveira Gonçalves, há longos anos radicado no Amazonas, recebeu em programa da emissora Amazônia TV, graças à confecção de pão de mel.
SABORES – Entrevistado pela apresentadora Arthemisa Gadelha, João e a esposa Marina contaram que tudo começou quando a filha Alethéia Paranho, estudante de odontologia, recorreu ao brigadeiro da Alethéia para fazer uma renda extra e comprar os instrumentos exigidos pelo curso. Ela escreveu sua história para Ana Maria Braga e foi chamada para participar do “Mais você”, vencendo a primeira etapa do concurso de culinária. Na segunda, ganhou com o prato de rabada ao tucupi, novidade em São Paulo e também venceu a terceira etapa com o peito de frango ao molho de açaí, tornando-se campeã nacional do “Mais Você”.
FATURAMENTO – João e Marina ainda explicaram na entrevista que, graças à criação da filha, conquistaram fatia do mercado com o pão de mel, cujas vendas crescem de 20 a 30% nas imediações de festas temáticas.
CÉU DE BRIGADEIRO – Embora o fogo amigo da base aliada da administração municipal esteja alvejando alguns secretários municipais e assessores, há exceções. Por exemplo, na reunião da Câmara Municipal de segunda-feira, dia 25, os vereadores Bruno de Paula (PSDB) e Deley Vieira (União Brasil), ácidos críticos de alguns integrantes do primeiro escalão, foram pródigos em elogios ao diretor de turismo Marcos Rodrigo Seixas. Segundo eles, mencionado turismólogo vem cumprindo o seu dever com muita competência e dedicação, como ficou demonstrado nos últimos eventos. Ouvido na última quinta-feira, Deley foi ainda mais enfático: “o Marquinhos vai para a rua, sua a camisa e merece os nossos cumprimentos”.