No último dia 22 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, foi lançada a Campanha da Fraternidade 2023, sob a chancela da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, como acontece anualmente no período de quaresma.
Como ensina o Evangelho, “a fé sem obras é vã”, razão pela qual a Campanha da Fraternidade é uma grande oportunidade oferecida a todos aqueles que se dizem cristãos de demonstrar com gestos e não somente com palavras que levam a sério o ensinamento de amor ao próximo.
Em nível de Diocese de Jales, o lançamento ocorreu na sede do Centro Pastoral, sob a presidência do bispo diocesano, Dom Reginaldo Andrietta, com a presença de grande número de padres e também de leigos engajados nas mais diversas pastorais.
Para este ano, a cúpula da CNBB escolheu como tema “Fraternidade e Fome” e como lema “Dai-lhes vós mesmos de comer”.
Como se sabe, há cerca de 33 milhões de brasileiros sem condições de tomar café da manhã, almoçar e jantar, limitando-se a comer o que lhes é dado pelos passantes.
Aqui mesmo em Jales o quadro é de extrema gravidade, o que levou comerciantes que assinam este jornal a levantar o problema que os atinge indiretamente, já que os vulneráveis se postam à porta de seus estabelecimentos o que, na opinião deles, espanta a clientela.
Assim, o tema da Campanha da Fraternidade 2023 cabe à perfeição no sentido de chamar à responsabilidade todos aqueles que consideram desumano deixar um chefe de família recorrer à mendicância para levar o que comer aos filhos.
Felizmente, o poder público municipal parece que está se mexendo, conclamando entidades a se engajarem no processo de reestruturação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar, tendo como carro-chefe do processo a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, cuja titular é Sandra Gigante.
O Conselho tem entre os seus objetivos indicar as diretrizes da política de segurança alimentar e nutricional a serem implementadas pelo município além de fiscalizar e sugerir projetos e ações prioritárias para incluir anualmente na Lei de Diretrizes Orçamentárias e no Orçamento Municipal.
Como, por coincidência, o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, a fome, tem tudo a ver com a reestruturação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar, resta esperar que todos juntem forças.
Afinal, como escreveu o poeta, “separado somos nada/juntos somos arco e somos flecha”.