Criado em 1966, o Dia do Produtor Rural é comemorado em 28 de julho. No país, segundo o Ministério da Agricultura, os pequenos agricultores que constituem a agricultura familiar são responsáveis por cerca de 70% dos alimentos que consumimos.
A pouca valorização da importância dos agricultores também se deve à falta de incentivos para melhorar a produção, o que não acontece em relação às grandes empresas agropecuárias que têm mais acessos a financiamentos e outros benefícios, dificultando a aquisição de equipamentos e uso de novas tecnologias.
Mesmo assim, a modernização das propriedades vai avançando, contribuindo para a ampliação do mercado com alimentos de qualidade assegurada, pois quem produz também consome e sabe que o excesso de agrotóxicos não faz bem à saúde.
Fala-se muito no retorno das políticas relacionadas ao apoio à agricultura familiar, uma prática que volta a se desenvolver com muitas famílias procurando essa atividade para a própria sobrevivência, mas em Jales isso já acontece, pois as pequenas propriedades rurais formam um reduto de resistência ao agronegócio onde as grandes empresas monopolizam a produção.
São milhares de famílias na região que trabalham na agricultura e depois de uma grande migração de jovens para outras atividades urbanas tudo indica que começa a existir um retorno, embora ainda pequeno da fixação dos mesmos nas propriedades dos pais, produzindo alimentos saudáveis e riquezas, com a conscientização de estarem vivendo melhor e contribuindo para com o meio ambiente.
Jales tem ainda o privilégio de contar com bons cursos voltados para a agricultura, como os da Fatec e da Etec e agora com o curso de Agronomia no Unijales, formando profissionais para darem mais suporte ao campo, aumentando a qualidade, a produtividade e consequentemente o lucro desses pequenos proprietários rurais.
A região em torno de Jales quase não tem grandes propriedades, mas é bom lembrar que o agronegócio também não deixa de ser uma atividade voltada para a agricultura e por isso o Dia do Produtor Rural também é um momento para refletirmos sobre a condição do Brasil como um dos maiores produtores de alimentos do mundo, embora no país existam ainda muitas famílias sem condições de se alimentar.
É por isso que o Dia do Produtor Rural deve ser comemorado como incentivo a todos os produtores, buscando reduzir custos e preços, lembrando que produzir alimentos é uma das funções mais antigas da humanidade, pois ninguém vive sem comer e devemos agradecer por estarmos em uma microrregião onde o número de agricultores ainda é bastante expressivo.