Durante boa parte do ano de 2019, o nome de Jales explodiu nos meios de comunicação tradicionais e viralizou nas redes sociais graças a um episódio de triste memória.
Por conta de operação denominada pela Polícia Federal de “Farra no Tesouro”, expondo as vísceras da atuação da então tesoureira da Prefeitura Municipal, Érica Carpi, acusada de, durante 10 anos, desviar recursos dos cofres públicos sem que fosse descoberta, o nome da cidade foi para o fundo do poço.
Todos os grandes telejornais do país, a mídia impressa e até revistas eletrônicas como o programa “Fantástico” deitaram e rolaram em cima do caso.
Toda vez que, fora daqui, alguém se identificava como morador (a) de Jales, imediatamente se transformava em alvo de piadinhas e chacotas de gosto duvidoso.
Autoridades que governaram a cidade durante os referidos 10 anos passaram maus bocados por conta das travessuras da tesoureira, da mesma forma que seus superiores hierárquicos.
Mas, não há mal que sempre dure. Na noite de terça-feira, 15 de novembro de 2022, a população de Jales adormeceu de alma lavada graças a dois artistas da terra.
Concorrendo com 50 mil inscritos, eles foram selecionados para competir na nova temporada do programa “The Voice Brasil”, agora sob o comando da jornalista Fátima Bernades, que se tornou celebridade durante os 20 anos em que apresentou o Jornal Nacional, na Rede Globo.
Para orgulho dos conterrâneos, a dupla Neto e Felipe arrasou na interpretação da música “Cio da terra”, de Milton Nascimento e Chico Buarque, dois monstros sagrados da MPB.
Foi uma prova de fogo para ambos, pois coube aos rapazes cantar logo na abertura do programa, arrancando elogios rasgados dos chamados “técnicos” Lulu Santos, Iza, Gaby Amarantos e Michel Teló.
A performance de Neto e Felipe em nível nacional na emissora de televisão de maior audiência do Brasil não foi surpresa para quem já os ouviu em shows ou nas mídias sociais. Eles são bons demais e, como observou o diretor deste jornal há mais de um ano em entrevista ao programa “Rádio Raiz”, da Antena 102 FM, apresentado por Bokinho, decolar na carreira artística era só uma questão de tempo.
Enfim, como diz verso do Hino de Jales, deu “orgulho de ser jalesense” quando, perguntados por um dos técnicos, de onde eram, eles encheram o peito e revelaram: “somos de Jales, interior de São Paulo”, acrescentando um espontâneo “alô, Jales”.
A apresentadora e os jurados iriam ficar mais espantados se soubessem que, além de instrumentistas e cantores, Neto e Felipe têm diplomas universitários conquistados na USP, um em História e outro em Letras. Entre a carreira acadêmica e a música, preferiram a segunda opção.
Que Deus ilumine o caminho deles!