Já foi escrito muitas vezes neste e em outros espaços do J.J. que Jales é diferenciada desde seus primórdios. Enquanto outras cidades foram fundadas por pessoas valorosas, mas de poucas letras, Jales teve como primeiro prefeito o engenheiro Euphly Jalles, formado na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, seguido do médico Pedro Nogueira, egresso da Faculdade Nacional de Medicina do Rio de Janeiro e Roberto Valle Rollemberg, que se tornou advogado pela Faculdade de Direito da USP.
Outros diferenciais marcam a cidade como, por exemplo, o fato de um dos maiores incentivadores das folias de reis, expressão da arte popular brasileira, tenha sido um padre holandês, o saudoso José Jansen.
Mas, reminiscências históricas à parte, há outras personalidades que reforçam a ideia de que a água de Jales tem algum componente que produz gente fora-de-série.
Por exemplo, na cultura. Qual é a cidade próxima ou distante que tem o privilégio de contar entre seus moradores com um artista da estatura do professor Rui Rodrigues?
Ele despontou nos anos 60 como retratista, mas se tornou conhecido do grande público a partir do momento em que subiu ao palco para cantar suas próprias composições em festivais de música.
Posteriormente, descobriu-se que o talento de Rui extrapolava a música e contemplava também a dramaturgia, as artes plásticas, a escultura, desaguando tudo isso na publicação de livros.
Por este motivo, no dia 5 de junho, quando o Sarau no Ponto, organizado pelo Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro decidiu homenageá-lo, a reação foi unânime—ele merecia.
Na verdade, Rui, antes, já recebera até reconhecimento da Câmara Municipal de Jales, que lhe atribuiu a maior honraria do município —a Medalha XV de Abril.
As obras de Rui, que ficaram expostas no espaço do Sarau no Ponto, certamente contribuem para animar a nova geração de ativistas culturais que, incentivados pela Lei Aldir Blanc, estão se dedicando com afinco a projetos de grande relevância em todas as áreas.
A propósito, a partir de amanhã, dia 20, até o próximo domingo, 26, os apreciadores das artes cênicas terão oportunidade de degustar as atrações da 27ª edição da Mostra Escola Livre de Teatro, não somente no Teatro Municipal, mas também nas praças, escolas, projetos assistenciais e no próprio Cine Jales.
O bom de tudo é que todas as atividades desenvolvidas durante a semana ficarão disponíveis no canal do YouTube do Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro.