Ao contrário dos deputados federais e senadores, os deputados estaduais paulistas tomam posse de suas cadeiras dois meses e meio depois da posse do governador.
Foi o que aconteceu na última quarta-feira, dia 15 de março, quando os 94 parlamentares eleitos em 2 de outubro do ano passado assumiram suas cadeiras.
A posse foi festiva para todos , tanto para os reeleitos quando para os marinheiros de primeira viagem, como Bruno Zambelli (PL), que teve excelente votação em Jales.
Para a região de Jales, o fato se reveste de grande importância porque os deputados estaduais mais votados na cidade ou no entorno dela sempre tiveram vínculos partidários ou políticos com os governadores eleitos pelo PSDB —Mário Covas, Geraldo Alckmin (quatro vezes), José Serra, João Doria e Rodrigo Garcia— que fizeram do Estado de São Paulo uma espécie de cidadela avançada do partido dos tucanos.
Com a vitória e a posse de Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), o mapa do poder passa a ser um desafio para os parlamentares que representaram Jales e região nos últimos anos, sempre recebidos com tapete vermelho nos governos tucanos de plantão.
Assim, Analice Fernandes , deputada mais votada em Jales em quatro das últimas cinco eleições, que, no último mandato exerceu a liderança do PSDB; Itamar Borges (MDB), que chegou a ser secretário estadual de Agricultura na administração Dória-Rodrigo e Carlão Pignatari (PSDB), todo poderoso presidente da Assembleia Legislativa durante quatro anos,tendo assumido o governo do Estado várias vezes, precisarão fazer uma política de aproximação com o novo governo sob pena de serem tratados a pão e água.
Como a deputada e os dois deputados conhecem bem o funcionamento do Legislativo, tanto os tucanos quanto o emedebista terão duas alternativas: partir para a oposição ou compatibilizar os deveres partidários com habilidade no senido de se relacionar com o governo Tarcisio levando em consideração as demandas do povo que os elegeu.
Como o interesse público deve estar acima de tudo, inclusive das cores partidárias, espera-se que os deputados estaduais mais votados encontrem caminhos para justificar o desejo dos eleitores expresso na urna eletrônica.