Na próxima terça-feira, 18 de outubro, será comemorado o Dia do Médico, cujo patrono é São Lucas, que nasceu e cursou Medicina em Antioquia.
A escolha da data, segundo os pesquisadores, se deve ao doutor Eurico Branco Ribeiro, médico cirurgião, considerado o maior estudioso mundial de São Lucas em homenagem ao nascimento dele que, depois de conhecer o apóstolo Paulo, passou a pregar o cristianismo ao mesmo tempo em que exercia a medicina.
Feitas estas considerações, vale registrar o importante papel que a classe médica desempenha em Jales desde seus primórdios, inclusive na vida pública.
Por exemplo, o segundo prefeito Pedro Nogueira, eleito em 1953, era médico formado pela Faculdade Nacional de Medicina. Em 1968, outro médico, Edison Freitas de Oliveira, tornou-se prefeito de Jales, vencendo uma eleição em plena ditadura militar, tornando-se depois vice-governador e governador de Mato Grosso.
Mas, não foi só. Em 1972, Shiguero Kitayama foi eleito vice-prefeito de Jales. Nas décadas seguintes, foram ungidos pelo voto, entre outros, o pediatra Antonio Figueira Filho (mais votado em 1982), o anestesiologista Belarmino Batista Neto, que se tornaram presidentes da Câmara, o psiquiatra Masaru Kitayama e, nas últimas eleições, em 2020, o dermatologista Ricardo Gouveia (também campeão na urna).
Política à parte, a condição geográfica de Jales sempre favoreceu a transformação da cidade em um centro de atendimento médico-hospitalar.
Atualmente, além da Santa Casa, hospital geral filantrópico que serve a pacientes de 16 municípios em seu entorno e de cidades limítrofes de estados vizinhos, Jales dispõe do Hospital de Amor, para tratamento oncológico, com mais de mil atendimentos diários, e do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), que realizou 200 mil atendimentos em 2021.
Porém para consolidar este posicionamento no ranking, é preciso avançar mais. Há anos, o médico Luiz Henrique Nogueira realizou criterioso estudo para instalação de um Hospital Regional, mas o projeto não saiu do papel, por falta de sensibilidade das lideranças políticas.
Agora, renascem as esperanças. Tudo indica que Jales terá um Centro de Tratamento de Doenças Raras instalado em área de 54.900 metros quadrados no Jales Clube, já doados à Casa Hunter, ação articulada pela deputada federal Carla Zambelli (PL)
Nos últimos dias, Fernando Haddad (PT), candidato a governador, incluiu Jales em lista de 70 cidades a serem dotadas de Hospitais Dia, caso ele seja eleito.
Que São Lucas cubra Jales de graças e bênçãos e permita que a cidade mude de patamar, assumindo a posição que lhe cabe no noroeste paulista.