Nos últimos 30 dias, os meios de comunicação, tanto os tradicionais quanto as plataformas digitais, abriram amplo espaço para campanhas de incentivo ao voto dos jovens de 16 a 18 anos.
Engajaram-se nessa missão artistas famosos, intelectuais e até mesmo figuras proeminentes da política, todos conclamando referida faixa etária a tirar o título eleitoral.
Foi uma mobilização meritória que, em nível nacional, conforme levantamentos da chamada grande imprensa, deu bons resultados na medida em que conseguiu sensibilizar boa parte da meninada.
O resultado de tamanho esforço poderá ser avaliado em 3 de outubro quando os brasileiros irão às urnas para a escolha de presidente da república, senadores, deputados federais, governadores e deputados estaduais.
Felizmente, em Jales, pelo menos uma instituição se envolveu, de forma espontânea, no processo — o Centro Educacional Professor Marcondes, especializado em redação.
Idealistas, o professor Marcondes, que cuida da parte pedagógica, e a esposa Vânia, gestora, incentivaram os alunos, tanto os que assistem às aulas de forma presencial quanto os que o fazem virtualmente, a produzirem textos inspirados no título “Jovem Eleitor: um passo à efetiva democracia”.
O resultado foi estupendo como os leitores do Jornal de Jales tiveram a oportunidade de avaliar nas edições impressa e digital do dia 8 de maio, quando os dois mais votados foram publicados.
Para se ter ideia do nível de conscientização dos competidores, vale transcrever textos das redações vencedoras.
“Por esse viés, é importante efetivar a democracia, visto que a posse do título de eleitor —e seu uso consciente —são formas de contribuir para a construção da identidade nacional. Com a ação de votar coerentemente, é possível diminuir as desigualdades socioeconômicas”, escreveu Ana Eduarda Dourado Silveira, de Jales, vencedora na modalidade presencial.
Já Gabriela Dias Carrilho da Silva, autora do texto mais votado na modalidade on-line, cravou: “Outrossim, vale ressaltar que todos estarão aptos a votar se buscarem conhecimento, não havendo motivos para se sentirem incapazes”.
Enfim, a iniciativa do Centro Educacional Professor Marcondes se inseriu em um contexto em que os alunos participantes, além de apurar o senso crítico, fizeram um proveitoso exercício de cidadania.