No final da manhã de quinta-feira, 10 de março, diretores e funcionários da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais foram os anfitriões de Vera Lúcia Teixeira, presidente da Federação das Apaes do Estado de São Paulo.
Assistente social de profissão, oriunda de Ourinhos, a presidente, ouvida pelo jornalista Bruno Gabaldi, do Jornal de Jales, se declarou impressionada com as dimensões da entidade jalesense, cujo espaço físico é efetivamente diferenciado.
Mantenedora da Escola de Educação Especial Ana Eduarda Marques Silvestre e dotada de uma equipe técnica de alto nível em todos os setores, a Apae de Jales é o porto seguro de portadores de deficiências de 16 municípios da região.
Manter tamanha estrutura é o grande desafio do atual presidente João Aparecido Papassidero como foi também de João José Ramos, presente ao encontro, que dedicou 12 anos de sua vida a servir à causa, ocupando a presidência.
Mas, o que impressionou tanto os diretores quanto os técnicos presentes foi o relato da presidente estadual sobre as barreiras que são colocadas diante de quem se dispõe a lutar pelos portadores de deficiência.
Ela confessou aos presentes que, assim que assumiu o posto, procurou lideranças estaduais e federais e ficou surpresa com a falta de conhecimento por parte de quem decide em relação aos serviços prestados pelas Apaes.
Tomando todos os cuidados para não ferir suscetibilidades, a presidente deu a entender que os defensores da inclusão dos portadores de deficiência intelectual na rede oficial o fazem do ponto de vista teórico, em contraponto à realidade.
Mas, apesar de todos esses contratempos, a presidente estadual reconheceu que, devidamente esclarecidas, as autoridades têm revisto suas posições. Ou seja, na teoria, a prática é outra.
Vale registrar, por questão de justiça, que, apesar das pedras no caminho, a fala da presidente não ficou restrita ao rio de lágrimas.
Em vários momentos de sua fala, ela reconheceu a relevante participação de Márcio Alvino, ex-prefeito de Guararema, deputado federal de segundo mandato e presidente da Frente Parlamentar Mista das Apaes, Pestalozzis e Entidades Coirmãs.
Graças a ele, segundo informativo distribuído aos presentes, até o final de 2022, serão investidos R$ 30 milhões em recursos para contribuir com as 309 Apaes do Estado de São Paulo, inclusive para a de Jales.