Muita gente, por falta de conhecimento ou pelo simples prazer de criticar se volta contra o que considera descaso das autoridades ou da própria comunidade para com os que necessitam de algum tipo de apoio, achando que Jales é diferente de outras cidades onde isso acontece com mais frequência.
É claro que cada comunidade tem suas peculiaridades e pode ser mais ou menos ativa nesse sentido, dependendo das suas próprias necessidades em resolver os problemas, ou da disposição de um maior ou menor número de pessoas dispostas a colaborar, mas dizer que em Jales isso não existe, ou que os movimentos sociais são deficientes é uma mera forma de cobrar, sem que esses próprios críticos tomem alguma iniciativa, criticando pelo prazer de criticar.
Sabemos também que em Jales poderia haver mais envolvimento nas causas sociais, mas não podemos deixar de reconhecer o que já existe e que não é pouco, se compararmos com outras comunidades do mesmo porte, onde a situação é bem mais crítica.
Um exemplo de sucesso bastante expressivo de que em Jales muitas iniciativas positivas acontecem é o da AVCC (Associação de Voluntários de Combate ao Câncer) que na última quarta-feira comemorou mais um aniversário com a presença de voluntários, apoiadores e parte da equipe do Hospital de Amor que destacaram a atuação de uma entidade que vem se envolvendo de forma sempre crescente nas causas voltadas para o engrandecimento dos serviços prestados com muito esforço e amor pelos seus beneficiários.
Os resultados do trabalho da AVCC, ao longo desses anos são tantos que nem dá para enumerar, mesmo porque a maior parte das suas atividades é permanente, em busca de recursos para os enfermos e apoio aos seus familiares e para manutenção daquele hospital.
É do conhecimento da população e principalmente dos servidores do HA que o hospital não seria o mesmo, nem cresceria tanto, sem a atuação dos voluntários que formam a equipe da AVCC, inclusive politicamente ou junto a organizações e entidades que contribuem para a compra de equipamentos e materiais de manutenção, mantendo o alto nível de atendimento aos pacientes e acompanhantes.
O reconhecimento da importância da AVCC vem da própria direção do hospital pela contribuição fundamental para que o mesmo possa atender diariamente mais de mil pacientes, com procedimentos cada vez mais avançados, entrando inclusive na era da medicina nuclear.
A AVCC é apenas um exemplo do que temos na cidade que, como já dissemos, precisa de mais modelos como este. As críticas, quando fundamentadas são sempre bem vindas, mas é preciso mais ação do que simplesmente ficar falando.