O JOVEM
deve ter a consciência do seu devido valor na sociedade, agindo com competência para exercer um papel importante e impactante através da excelência no trabalho, em empreendimentos, na educação, sendo bons líderes, influenciadores de opinião e também no esporte em geral.
NO INTUITO
de incentivar o protagonismo juvenil, a participação política, esportiva, cultural e social da juventude jalesense, a Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Juventude, irá promover entre os dias 8 e 13 de agosto a 1ª Semana da Juventude de Jales, com o tema: “Eu, minha cidade. O Jovem como protagonista”.
O EVENTO
oferecerá palestras, ações esportivas, artísticas e informativas voltadas especialmente à juventude. Além disso, terá a participação do ex-atleta do atletismo brasileiro, Claudinei Quirino da Silva, medalhista Pan-americano (ouro) e olímpico (prata), e um dos maiores velocistas de todos os tempos que mantém, até hoje, o recorde sul-americano nos 200 metros (19s89).
O ATLETA
irá ministrar a palestra “Esporte, como processo de sociabilização do jovem”, na noite de 9 de agosto, terça-feira, na Câmara de Jales. Segundo o secretário municipal de Esportes e Juventude, Wilter Guerzoni, o evento pretende promover uma reflexão sobre a importância dos jovens na construção de uma sociedade justa e democrática.
A INICIATIVA
da Prefeitura de Jales é válida, mas o estímulo à cidadania e ao esporte deve acontecer desde muito cedo. Por exemplo, nos Estados Unidos a prática esportiva tem uma forte presença na formação das crianças, adolescentes e jovens, desde a escola até na faculdade. O incentivo na base garante o sucesso dos atletas americanos em competições como na Olimpíada.
POR ISSO
o dever do resgate do interesse da juventude ao esporte é de extrema importância nas escolas do município. Quantos jovens jalesenses com capacidades esportivas não se desenvolveram por falta de incentivo? A cidade ainda não oferece estrutura para o atletismo, tendo uma única pista da modalidade no Estádio Municipal, sendo a mesma desde a sua construção, assim como o campo de futebol. Falta incentivo. (Bruno Gabaldi)