A CADA SEMANA
que passa, o cidadão tem uma surpresa na economia domiciliar. O aumento considerável no preço dos produtos (alimentos, combustível, materiais, etc) está fazendo o brasileiro pensar duas vezes antes de gastar seu dinheiro.
SEGUNDO DADOS
do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, a principal referência de inflação do IBGE, a alimentação no domicílio ficou em média 16,12% mais cara no Brasil — entre abril de 2021 e abril deste ano. O grande problema é que o salário não está acompanhando a alta dos alimentos.
ALÉM DISSO,
a conta de energia pode ficar mais cara neste ano. Conforme cálculo divulgado pela TR Soluções (empresa de tecnologia especializada em tarifas de energia), os brasileiros poderão pagar ao menos 12% a mais na tarifa residencial na média do país, quase 4 pontos percentuais acima do reajuste do ano passado, que foi de 8%.
PARA TENTAR AMENIZAR
a situação das famílias jalesenses de baixa renda, a Neoenergia Elektro está distribuindo lâmpadas de Led através do projeto “Energia Mais Eficiente”, ação realizada em parceria com a Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Desenvolvimento Social.
OS CLIENTES RESIDENCIAIS
ou rurais devem comprovar moradia em Jales, apresentando a conta de energia da Elektro, além do RG do titular e poderão fazer a troca de até cinco lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas de Led, 40% mais econômicas. A expectativa é entregar 5 mil lâmpadas.
CONFORME INFORMOU
a Secretaria de Comunicação, o projeto se estenderá até a próxima sexta-feira, dia 3 de junho, e a troca das lâmpadas pode ser feita na sede do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), localizada na Rua 9, nº 2147, Centro.
AO MENOS
a ação pode auxiliar famílias que não possuem condições para realizar a troca de lâmpadas de consumo menor, porém, é necessário rever as condições de dignidade e do poder de compra do brasileiro. (Bruno Gabaldi)