O DESENVOLVIMENTO
sustentável é de extrema importância para uma cidade e para quem vive nela. Com a evolução de indústrias, moradias, rede de esgoto e água, existem danos provocados no meio ambiente, isso é inevitável, porém, pode ser amenizado.

FATOS
apontam que isso não é mentira. Mudanças climáticas que estamos observando nos tempos atuais são resultados de nossas ações através do desmatamento, poluição da atmosfera e queimadas extremas. Aliás, no ano passado, sentimos na pele a escassez hídrica com mais de cinco meses sem uma gota de chuva e, nos meses regulares as chuvas ficaram abaixo da média.

O CUIDADO
do meio ambiente não é somente de uma instituição, mas de todos os cidadãos. Na semana que passou, o Programa Município Verde Azul, coordenado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), divulgou o Ranking Ambiental Paulista de 2021 no qual Jales ocupa a 177ª posição em todo o estado, atingindo a pontuação de 47,85.


COM O RESULTADO
obtido, Jales agora integra o quadro das cidades com a Qualificação 1. O ranking ambiental mostra que a cidade subiu 181 posições. Em 2020, o município ocupou o 358º lugar.

SEGUNDO
a secretária municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, Sandra Gigante, Jales evoluiu a pontuação ao longo dos últimos anos por meio da implantação de programas de gestão ambiental e políticas públicas eficientes de preservação do meio ambiente. Ainda de acordo com ela, essa conquista, além de trazer benefícios diretos da implantação destes programas, também coloca o município na priorização dos recursos do Governo do Estado, tendo como meta a partir de agora alcançar próximos patamares de certificação.

PARA MUDAR
a situação do mundo basta começar em casa. Ainda há muito o que ser feito para o meio ambiente jalesense, porém, esse avanço no ranking pode ser o começo de uma evolução de uma cidade verdadeiramente sustentável.
(Bruno Gabaldi)

Comments are closed.