ASSIM COMO
a vacinação em seres humanos causa resultados positivos como a erradicação de algumas doenças transmissíveis ou a diminuição da letalidade, isso também acontece com os animais.

POR EXEMPLO,
nesse período de pandemia da Covid-19, a vacina e as medidas sanitárias continuam sendo as armas mais eficazes contra o vírus. O sarampo, a poliomielite e até o tétano são exemplos de que é possível serem controlados através da imunização.


CONFORME INFORMOU
a Secretaria Municipal de Comunicação, o Centro de Zoonoses de Jales está aplicando vacina antirrábica em cães e gatos a partir dos quatro meses de idade, desde que estejam saudáveis. Apesar de ser uma doença controlada, a raiva é considerada muito grave e causa grande preocupação tanto aos donos dos animais quanto às autoridades.

DE ACORDO
com especialistas no assunto, a raiva é fatal em quase 100% dos casos, sendo uma zoonose que pode também afetar o ser humano e por isso os cuidados devem ser redobrados no combate e prevenção da doença.

PARA VACINAR O PET,
o tutor do animal deve entrar em contato com a Unidade de Zoonoses e verificar os dias e horários disponíveis, através dos telefones (17) 99611-5491 e 99639-0415 (WhatsApp). Depois de realizado o agendamento, o responsável pelo animal deverá comparecer ao local e hora marcados para aplicação da vacina, na Avenida Geraldo de Almeida, n°1169, Jardim São Francisco de Assis.


AS DOSES
serão aplicadas todo último sábado do mês na unidade de Zoonoses, conforme a disponibilidade dos lotes das doses enviadas ao município. Se o dono do animal não puder comparecer, a equipe responsável solicita que avise antecipadamente para que a vaga seja disponibilizada para outro tutor na fila de espera.

CUIDAR
do animal é também cuidar de você e de todos. A vacinação do pet deve acontecer anualmente para que a doença continue controlada. (Bruno Gabaldi)

Comments are closed.