DENTRE OS
5.419.941 doadores voluntários de medula óssea no Brasil, um deles sou eu. Realizei o meu cadastro no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea – Redome quando doei sangue pela primeira vez, em 19 de janeiro de 2021, no Hemocentro de Fernandópolis.
MUITOS ME PERGUNTAM:
por que ser doador sangue e se cadastrar no Redome? Pelo simples fato de amar o próximo como a si mesmo. Não podemos viver numa bolha e não se compadecer com o sofrimento de quem necessita. De acordo com levantamento da farmacêutica Abbott, divulgado pela Veja no final de 2021, apenas 19% dos brasileiros doam sangue regularmente.
MEDO DO PROCESSO
ou simplesmente falta de informação são os principais motivos para que 48% dos brasileiros não tenham o costume de visitar hemocentros, revelou a pesquisa que ouviu 1.052 homens e mulheres entre 16 e 54 anos de todas as regiões do Brasil.
A IMPORTÂNCIA
de ser doador é poder auxiliar, também, hospitais como a Santa Casa de Jales e o Hospital de Amor, que aliá completou na última semana 12 anos de instalação na cidade para tratamento oncológico, atendendo não só a região, mas de várias outras pessoas do Brasil.
SER DOADOR
de medula óssea pode ser a luz no fim do túnel para pacientes com leucemia, além de portadores de aplasia de medula óssea e síndromes de imunodeficiência congênita. Segundo o Instituto Nacional de Câncer – Inca, as células-tronco encontradas no interior dos ossos produzem os componentes do sangue, incluindo as hemácias ou glóbulos vermelhos, os leucócitos ou glóbulos brancos que são parte do sistema de defesa do nosso organismo, e as plaquetas, responsáveis pela coagulação.
A CHANCE
de achar doador compatível de medula óssea é de 1 em cada 100 mil, por isso a importância do cadastro no Redome se faz de extrema importância. Além disso, vale lembrar que neste mês é realizada a campanha “Junho Vermelho” para incentivo a doações de sangue. Nas atualizações de junho da Fundação Pró-sangue, do Governo do Estado de São Paulo, os estoques de cinco dos oito tipos sanguíneos estão em níveis críticos ou em alerta. Faça sua parte. (Bruno Gabaldi)