HÁ
algum tempo, mais precisamente em 13 de novembro do ano passado, nos referimos a um tema que vinha chamando a atenção de boa parte da população preocupada com o comportamento de certas pessoas insensíveis ao sofrimento dos animais.
NA
época foram denunciados grupos de extermínio de cães e gatos, principalmente gatos, em vários pontos da cidade, sem que se conseguisse identificar seus autores, mas que agiam de forma indiscriminada e sistemática.
TAMBÉM
foi destacado o trabalho do Centro de Zoonoses com a realização de uma exposição para adoção na Praça João Mariano de Freitas, junto com a conscientização na necessidade dos tutores dos animais cuidarem bem dos mesmos, inclusive com vacinação em dia e outras providências necessárias á sua saúde.
VOLTAMOS
ao tema porque a polêmica continua, sempre com denúncias de novos casos, despertando a atenção de pessoas como a vereadora Andrea Moreto que na sessão ordinária da Câmara, na última segunda-feira, dia 12 de fevereiro apresentou proposta de um projeto de lei para que seja instituído o dia 4 de outubro , Dia Mundial dos Animais, como sendo o “Dia de Incentivo ao Combate de Maus-Tratos de Cães e Gatos” .
COMO
forma de chamar a atenção da população, ela propõe que nesse período sejam desenvolvidas campanhas educativas, com divulgação na mídia, incluindo imprensa, rádios, televisão e internet, além da realização de atividades sobre o tema e que esse dia seja incluído no calendário de eventos do município.
DESSA
forma, segundo a vereadora, “a população será conscientizada da importância da vacinação, prevenção de doenças, posse responsável e das necessidades básicas do animal, como alimentação, água, bem-estar, sendo esclarecida sobre eventuais dúvidas”, como está na proposta. (Luiz Ramires)