A QUESTÃO
do urbanismo sempre foi uma preocupação não só das administrações municipais, mas da própria população que sempre sonha em morar em cidades onde tanto o centro quanto os bairros sejam bem cuidados, com infraestrutura e equipamentos adequados para se viver bem.
UM BOM
exemplo são os projetos para o desenvolvimento das chamadas cidades inteligentes que nada mais são do que centros urbanos dotados de tecnologia e recursos que ofereçam um aperfeiçoamento digital facilitando e melhorando cada vez mais os serviços oferecidos pelo poder públicos e empresas desse segmento.
MAS
quando se fala em melhorar a qualidade de vida das populações uma outra questão que também pode e deve se utilizar desses recursos, é a sustentabilidade que precisa ser trabalhada também para melhorar o meio ambiente, inclusive para amenizar o clima em uma região como a nossa.
É POR ISSO
que uma entidade respeitada como a AERJ (Associação dos Engenheiros da Região de Jales) se preocupa em promover eventos em parcerias com o Sistema CREA/CONFEA e as prefeituras para debater e orientar profissionais em torno não só de tecnologias a serem adotadas para as comunidades, mas também para oferecer essas melhorias ambientais.
ASSIM
passou a ser fundamental a discussão e treinamento sobre a poda de árvores urbanas, tema de dois eventos promovidos este ano, oferecendo demonstrações práticas e conhecimentos em torno da legislação sobre o assunto que exige um profissional formado em Agronomia ou Engenharia Florestal, sob a fiscalização do CREA.
É MAIS
uma iniciativa importante para a convivência das comunidades em situações ambientais mais confortáveis, preservando as áreas verdes e impedindo a devastação dos sistemas de arborização, muitas vezes provocada pela poda drástica que acaba matando muitas árvores ou mesmo com o corte radical não autorizado, contribuindo para o aquecimento global, quando se deveria fazer o contrário. O controle dessa situação é uma boa notícia para quem deseja um local melhor para viver. Afinal, cidade inteligente também precisa preservar o meio ambiente. (Luiz Ramires)