A IMPORTÂNCIA
sobre a fiscalização política é pauta nesta Eleição de 2022. Assim como abordei nesta coluna na edição passada (J.J. 11/09/2022), sobre a participação de nós cidadãos, o que contribui para a construção de uma nova cultura de envolvimento, possibilitando o bem comum e barrando possíveis atos corruptíveis, um outro assunto parecido me chamou atenção.
CONFORME
veiculou a Folha de São Paulo em junho, estudantes do Paraná vão aprender a fiscalizar políticos e acompanhar ações públicas, sendo que a educação financeira é disciplina curricular naquele estado. Além de tudo, o conteúdo está sendo criado pelo Tribunal de Contas.
VEJA QUE
não estou querendo comparar o ensino do Paraná com o de São Paulo, mas sim, mostrar que é dever nosso ensinar e aprender a exercer a cidadania. Na escola deve ser passado aos alunos sobre qual é o destino do dinheiro arrecadado com impostos, o que fazem os parlamentares, como cobrá-los para avanços sociais, como fiscalizar os recursos públicos e, ainda, formas de acompanhar a elaboração de políticas públicas.
ASSIM COMO
na vida adulta, que devemos aprender sobre nossa educação financeira e aplicação de nosso dinheiro, também é obrigação nossa saber o que o Estado faz com nosso dinheiro.
SÓ PARA
questão de informação, o Tribunal de Contas do Paraná em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte lançaram o programa “Jovem no Controle”, promovendo comportamento vigilante e consistente nos jovens estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.
TODO O CONHECIMENTO
está sendo aprimorado em aulas virtuais e replicado por cerca de 8 mil professores da rede estadual em aulas de matemática e educação financeira. As aulas virtuais, bem como os vídeos e o material de estudo estão sendo desenvolvidos por cerca de 15 servidores públicos do quadro da Corte do Tribunal de Contas.
NÃO PODEMOS
nos conformar com o que fazem com nosso dinheiro. É dever como cidadão ensinar e aprender sobre a fiscalização do poder público. Tomamos por base o exemplo da rede estadual de ensino do Paraná. (Bruno Gabaldi)