EU PASSEI PELA
experiência do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em duas oportunidades: no 2º e 3º colegial. O primeiro ano como treineiro e o segundo foi para valer. Confesso que a nota obtida não foi a esperada por mim, mas valeu a pena pois abriu portas na faculdade, mesmo sendo particular.
POSSO AFIRMAR
com convicção que quem faz a aprendizagem acontecer é o próprio estudante. Não basta ir somente à escola ou faculdade, deve haver força de vontade. Para ilustrar, uso meu exemplo como professor de violão. Alguns dos meus alunos não desenvolvem as habilidades no instrumento por falta de treinamento e estudo.
POR ISSO
a preparação, o estudo e o treino são essenciais para ampliar o conhecimento. Aliás, os estudantes do ensino médio devem estar atentos às inscrições para o Enem 2022, que foram aberta na última terça-feira, dia 10 de maio, e vão até o próximo sábado, dia 21.
A INSCRIÇÃO
deve ser feita no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, através do link https://enem.inep.gov.br/participante/#!/ . A taxa para quem não conseguir isenção é de R$85,00 e deve ser paga até o dia 27 de maio, por boleto, Pix ou cartão de crédito.
O EXAME
será realizado durante os dias 13 e 20 de novembro, nos formatos impresso e digital. A avaliação terá no total 180 questões, dentre elas língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), ciências humanas e ciências da natureza, matemática e redação manuscrita.
A NOVIDADE
deste ano é que, pela primeira vez, o INEP aceitará documentos digitais de identificação nos locais de prova, tais como: e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital. O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal (capturas de tela não serão válidas). Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.
SÃO MAIS DE
cinco meses para os estudantes se prepararem para o exame. Com força de vontade e muito estudo é possível conquistar os objetivos!
(Bruno Gabaldi)