VIAJANTES
que pretendem ir à Europa nos próximos anos receberam uma boa notícia: o Conselho da União Europeia adiou para maio de 2025 a necessidade de visto para entrada em países do chamado Espaço Schengen. Não há data exata para a implantação da novidade. O visto foi aprovado pelo Parlamento Europeu em 2018.
O ESPAÇO
Schengen é uma área composta por 27 países europeus que aboliram oficialmente passaportes e muitos outros tipos de controle de fronteira em suas fronteiras mútuas. São eles: Áustria, Bélgica, Croácia, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia e Suíça.
QUANDO
for implementado, o documento deverá ser solicitado pelo turista, antes da viagem, via registro no Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (Etias, na sigla em inglês) no valor de 7 euros (cerca de R$ 35).
O VISTO
terá validade de três anos, ou até o fim da validade do passaporte apresentado pelo viajante (o que vier primeiro). Menores de idade e brasileiros com passaporte europeu estarão isentos da cobrança.
AS AUTORIDADES
europeias alegam que a medida vai garantir que os viajantes não sejam uma ameaça à segurança, além de reduzir a burocracia nas fronteiras e também impedir a imigração ilegal. O sistema também permitirá que as pessoas visitem os países por motivos médicos e para trânsito, além de turismo.
HOJE,
cidadãos de 63 países, incluindo o Brasil, podem ingressar no Espaço Schengen sem necessidade de visto por até 90 dias. (Ana Luiza Rosa)