A PARTICIPAÇÃO
popular na administração pública é imprescindível para exercer a cidadania e ter o poder de possibilitar a construção de uma nova cultura de envolvimento, possibilitando o bem comum e barrando possíveis atos corruptíveis.

NÓS, JALESENSES
vivemos um exemplo de como se promove a cidadania há pouco tempo, quando o Fórum da Cidadania coletou 2.600 assinaturas de eleitores e foi possível colocar em votação na Câmara Municipal de Jales o Projeto de Iniciativa Popular, revogando a taxa do lixo e outras duas contribuições embutidas no carnê do IPTU.

COMO JOVEM
e sonhador de um futuro melhor, acredito que para termos resultado, temos que ir à luta por nossos direitos, realizar nossos deveres e fiscalizar como nosso dinheiro está sendo administrado pelo poder público. Falar e não fazer é hipocrisia. Então cobrar requer do cidadão uma participação na vida pública também.

O PAPA FRANCISCO
disse em uma audiência no Vaticano que “envolver-se na política é uma obrigação do cristão. Nós, cristãos, não podemos fazer de Pilatos e lavar as mãos. É fácil dizer que a culpa é dos outros, mas o que estamos fazendo para melhorar?”, disse.

PARA COLOCAR
em prática nossa cidadania, até o dia 30 de setembro, nós, munícipes, podemos responder um questionário online para coleta de informações de utilidade pública, visando a elaboração da Lei Orçamentária Anual – LOA, para o exercício de 2023, de iniciativa do Poder Executivo.

O ORÇAMENTO
Público é um dos principais instrumentos de planejamento da administração pública e engloba Prefeitura, Câmara e Instituto Municipal de Previdência. Nele estão listadas as receitas previstas e as despesas fixadas que serão estruturadas na forma de programas de governo.

O QUESTIONÁRIO
está disponível na página inicial do site da Prefeitura de Jales (www.jales.sp.gov.br). De acordo com o secretário municipal de Fazenda e Planejamento, Ademir Maschio, “através da participação da população a administração conhece de forma mais satisfatória e compreende as necessidades da sociedade”. (Bruno Gabaldi)

Comments are closed.