A SITUAÇÃO
enfrentada por milhões da famílias com dificuldades financeiras até para se alimentar continua sendo um desafio não só em nível federal, mas em cada comunidade onde muitas famílias acabam dependendo da assistência social até para a própria sobrevivência.
O PREÇO
dos alimentos não para de subir dificultando ainda mais para quem antes ainda tinha condições de oferecer o mínimo necessário em seus lares, mesmo enfrentando as adversidades próprias das comunidades carentes que lutam para ter o necessário para cada dia.
NESSAS
condições, não são poucos os que acabam dependendo da solidariedade dos que podem oferecer algum recurso, pois sabemos que os que mais ajudam são os que tem menos e que se identificam com a situação do semelhante, procurando aliviar suas carências.
ISSO
vem preocupando também pessoas comprometidas com as comunidades, como no caso dos que ocupam cargos públicos ou funções ligadas à população, como os vereadores Hilton Marques (PT) e Carol Amador (MDB) que questionaram a Prefeitura sobre as ações implementadas nessa questão.
A RESPOSTA
foi que existem órgãos responsáveis em amenizar o problema, como Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e até a Secretaria Municipal de Saúde, para a distribuição de cestas básicas.
MAS
outras iniciativas devem ser implementadas, sem contar que esses próprios organismos podem ser aprimorados, para que um número cada vez maior de famílias possam ser beneficiadas, unindo as forças para também procurar melhorar a qualidade e variedade do que é oferecido.
ESSE
deverá ser o tema central da 2ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional marcada para o próximo dia 13, das 7h30 às 12 horas, nas dependências da Escola Vocacional, promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente junto com o CONSEA (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Jales), cujas inscrições continuam abertas para todos os interessados em participar desse importante encontro que tem como tema “Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, democracia e equidade”. (Luiz Ramires)