MARÇO
pode ser considerado em Jales e em algumas cidades da região, não só como o mês em que ocorre o Dia Internacional da Mulher (transcorrido no dia 8), mas um período de iniciativas importantes, anunciadas ao público, principalmente às mulheres vítimas de violência que ocorre na grande maioria das vezes dentro do próprio lar.

UM BOM
exemplo dessas iniciativas aconteceu no próprio dia 8, como mostramos em matéria publicada na nossa edição anterior, em Palmeira d’Oeste, quando a 264ª Subseção da OAB, anunciou o projeto “Mulheres vivendo sem violência”, através da sua presidente Lilian Bazzo.

É UM
projeto inédito por vários fatores, pois o atendimento é feito apenas por advogadas que podem encaminhar a vítima para parceiros do poder público de toda a Comarca, além do Conselho Tutelar e órgãos da Justiça.

OUTRA
iniciativa de destaque foi a volta da discussão do retorno da Casa de Apoio em Jales, discutido inicialmente no sábado, dia 1º de abril,durante reunião do Coletivo de Mulheres e na segunda-feira, dia três, com pronunciamento da sua coordenadora, Maria Gabriela Alves Parini, que ocupou a tribuna livre da Câmara Municipal para pedir o apoio da comunidade e dos vereadores que se mostraram favoráveis.

ESSE
trabalho depende da Prefeitura, mas pode contar com parceiros, como está em um projeto de lei aprovado em 2001, do vereador Hilton Marques (PT) que convoca inclusive os prefeitos da região, não só para a Casa de Apoio, mas para outras iniciativas no combate à violência contra as mulheres.

FOI
o que também afirmou a deputada Beth Sahão (PT) que participou da reunião do dia 1º e disse que existe um grande projeto do Governo Federal, junto com o Estadual, nesse sentido, mas só para as capitais e que agora deverá ser implantado em centros maiores.

ASSIM,
resta a alternativa de buscar apoios em várias frentes, com uma grande mobilização, para sensibilizar as prefeituras de Jales e da região, para que este projeto alternativo, que já existiu, mas que pode ser adaptado para os novos tempos, seja implantado, em defesa das mulheres. (Luiz Ramires)

Comments are closed.