OS IMPACTOS
econômicos causados pela pandemia da Covid-19 continuam assustando os brasileiros. Estamos sentindo o peso da falta de reajuste do salário e da alta da inflação, que diminuiu nosso poder de compra e nos últimos anos.
SEGUNDO PESQUISA
divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) no final de abril, mais de 60% da população brasileira teve que cortar gastos nos últimos seis meses e mais de 30% teve que fazer cortes “grandes ou muito grandes” nas despesas. Ou seja, a alta da inflação está nos produtos e serviços que nós consumimos, dentre eles gasolina, gás de cozinha, alimentos, energia elétrica e outros, fora os impostos, taxas e contribuições que se tornaram salgadas.
O FATO É QUE
as contas chegam e nós temos que arcar com as consequências. No intuito de incentivar a população a pagar os tributos municipais (IPTU e ITU), a Prefeitura de Jales lançou, pelo segundo ano consecutivo, a campanha “Imposto Premiado”, que sorteará prêmios aos munícipes que estiverem regularizados com os tributos do exercício de 2022.
CONFORME DIVULGOU
a Secretaria Municipal de Comunicação, os prêmios do Imposto Premiado serão um carro e mais quatro motos zero quilômetro. De acordo com o secretário de Fazenda e Planejamento, Ademir Maschio, a realização dos sorteios será feira através da Loteria Federal da Caixa Econômica e poderão participar os contribuintes que quitarem integralmente os impostos até o dia 12 de dezembro de 2022.
ALÉM DISSO,
a Prefeitura de Jales instituiu o Programa de Recuperação Fiscal – Refis 2022, que entrará em vigor até o dia 30 de maio. O benefício fiscal é voltado às pessoas físicas ou jurídicas, inscritas na dívida ativa até 31 de dezembro de 2021. O programa concede 100% de desconto de multa e cancelamento de juros moratórios dos débitos tributários e não tributários caso o contribuinte opte pelo pagamento à vista. O munícipe que procurar a Divisão de Tributação da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento entre 1º e 30 de maio terá direito a parcelar sua dívida em 7 vezes.
TRATA-SE
de uma oportunidade para que os contribuintes possam quitar suas dívidas sem levar prejuízos maiores e, quem sabe, no final do ano ganhar um carro ou uma moto. (Bruno Gabaldi)