O SER HUMANO
não nasce preparado para a vida. Aliás, durante toda nossa existência até na hora da morte aprendemos algo novo. No primeiro momento, junto da família, assimilamos os valores do respeito, responsabilidade, educação, espiritualidade e incentivo para o desenvolvimento dos sentidos.

NO SEGUNDO INSTANTE,
a socialização com pessoas e costumes diferentes formam a experiência de vida através, principalmente, da convivência nas escolas e universidades. A educação é muito além de apenas “passar de ano” ou “receber um diploma”. Educar é, também, um ato de amor e respeito ao próximo.

NESSA PERSPECTIVA,
a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou a Campanha da Fraternidade de 2022, utilizando a educação como ponto chave da reflexão deste tempo de quaresma, tendo como lema: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Cf. Pr 31,26).

O PROPÓSITO
do tema escolhido é promover o diálogo da Igreja, à luz da fé cristã, junto à sociedade para auxiliar o melhor desenvolvimento da educação brasileira, a partir da realidade de cada local.

DURANTE A PANDEMIA,
o processo educacional sofreu transformações digitais nunca vistas antes. Porém, isso revelou a desigualdade no aprendizado de vários alunos. Muitos dos estudantes não possuem computadores, celulares e nem internet para, ao menos, assistirem as aulas online. A alfabetizaçãode grande parte das crianças e adolescentes ficou comprometida.

DE ACORDO
com pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância do Brasil (Unicef), em 2019 havia 1,1 milhão de jovens sem acesso as escolas. Já em 2020, no início da pandemia, o número saltou para 5,1 milhões. O órgão mostrou que, desse total, 41% estavam em idade de alfabetização.

ASSIM COMO
explica a Campanha da Fraternidade, devemos seguir o método de três etapas (escutar, discernir e agir) para alcançarmos um projeto de vida como fonte para uma nova sociedade, tendo como elementos primordiais a educação na fé e educação para o diálogo, no seguimento de Jesus Cristo, Mestre e Educador, como discípulos missionários.
(Bruno Gabaldi)

Comments are closed.