ATÉ AOS 17 ANOS DE IDADE,
passei por todos os períodos de aprendizagem (da pré-escola ao Ensino Médio) em formato presencial, até porque neste espaço de tempo não vivemos endemias ou pandemias severas.

SEMPRE ACREDITEI
que a disseminação de vírus pelo planeta era somente relato dos livros de História, era passado e que não viveríamos mais esse tipo de realidade neste século. Engano meu. No terceiro ano de faculdade, em 2020, as restrições sanitárias tomaram conta da nossa vida e as aulas tiveram que se modificar. Desde então, o Ensino a Distância (EaD) se tornou efetivo para todos os estudantes e universitários.

DE FATO,
as aulas online foram importantes para conciliar o distanciamento social e a rotina de aprendizado, dando oportunidade ao aluno estudar onde e como quiser (computador, celular, tablet), ter consigo materiais digitais, pesquisa mais rápida, conhecimento tecnológico e entre outros. Porém, assim como eu vivi, as aulas remotas exigem maior autodisciplina, foco e dedicação, podendo afetar na interação direta com pessoas, ter maior possibilidade de distração e a dependência da internet.

APÓS DOIS ANOS,
o retorno dos alunos às escolas neste início de 2022 é, com certeza, um fato para celebrar. As aulas presenciais para os estudantes são de grande importância, até porque eles deixarão o vídeo de lado e terão contato com a realidade, presença física e experiências multissensoriais.

A COMUNICAÇÃO
direta entre professor e aluno, frequentemente, facilita o aprendizado, além de ter acompanhamento das tarefas, disponibilidade para esclarecer dúvidas (feedback instantâneo), troca de conhecimentos e ter menor distração.

NESTE SENTIDO,
é o momento das crianças, adolescentes e jovens aproveitarem o retorno para os ambientes educacionais com objetivo de adquirir o máximo de conhecimento transmitidos pelos professores. Não há aprendizagem maior do que a troca de experiências ‘olho a olho’.

O FUTURO AINDA É INCERTO.
Vamos continuar com as medidas sanitárias, usando máscara e prevenindo-nos. Não podemos retroceder. (Bruno Gabaldi)

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