MINHA EXPERIÊNCIA
com academia não durou nem uma semana. Aliás, a pandemia cortou minha animação com o fechamento daquele espaço por causa do endurecimento das restrições. A questão é que ainda não voltei a treinar, há mais de um ano.
MAS NÃO
foi por isso que eu relaxei. Continuei fazendo minhas corridas e caminhadas durante a tarde e também jogando como zagueiro nas partidas de futebol junto com os amigos.
EM UM OLHAR
crítico pelas ruas de Jales, fica claro que poucas pessoas praticam atividades físicas. Não podemos julgar, visto que o mundo contemporâneo exige várias responsabilidades durante, pelo menos, 16 horas do nosso dia.
COM O INTUITO
de promover qualidade de vida, a Secretaria Municipal de Saúde de Jales continua oferecendo atividades físicas gratuitas durante a semana em vários locais da cidade, de segunda a sexta-feira. Para entender melhor como funciona o atendimento, o morador interessado deve procurar a unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) mais próxima de sua residência para conhecer o cronograma e os locais das atividades.
CONFORME INFORMOU
a Secretaria de Comunicação, o projeto acontece na Academia ao Ar Livre do Portal da Cidade; nas Academias de Saúde do Roque Viola e Arapuã; Salão do CCTI (ao lado da ESF São Jorge); Igreja São José Operário; CIEVI; Sistema de Lazer Laurindo Palminonde e Lar Transitório São Francisco de Assis. Além disso, estão disponíveis aulas de vôlei adaptado feminino para mulheres acima de 40 anos no Ginásio de Esportes, a partir das 16 horas, às terças e quintas-feiras.
A PRÁTICA
de atividades físicas pode auxiliar na redução de doenças cardiovasculares, controlar o estresse, melhorar o humor e até combater a depressão. Além disso, pode ajudar a combater o ganho de peso, aliado a uma boa alimentação.
TER MELHOR QUALIDADE
de vida parte do sentimento de mudar o que não dá mais para continuar. O projeto de atividades físicas da Prefeitura de Jales é uma ótima oportunidade. (Bruno Gabaldi)