• ARQUIBANCADA

Depois de 20 dias sem treinador, o Corinthians anunciou a contratação do português Vitor Pereira para ser o substituto de Sylvinho. O treinador de 53 anos, com experiência de quase 20 temporadas à beira do gramado, chega para ser mais um estrangeiro no comando de equipe brasileira em uma aposta que é promissora.
Experiente no futebol, Vitor Pereira vai trabalhar pela primeira vez em um time do Brasil e, pelo seu currículo como técnico de futebol, tem enorme potencial para fazer sucesso por aqui. Ao todo, durante a carreira, o português acumula nove títulos, inclusive com o bicampeonato da Liga Portuguesa, pelo Porto, a conquista da Liga Grega, pelo Olympiacos, além da Super League Chinesa pelo Shanghai SIPG.
No Corinthians, o treinador vai trabalhar com um dos elencos mais recheados de jogadores de alto nível no futebol brasileiro como Fagner, Paulinho, Renato Augusto, Giuliano, Willian e Róger Guedes. Todos precisam de um comandante experiente, com conhecimento e acostumado com a pressão de time grande.
A pressão, no entanto, é o maior desafio de Vitor Pereira no Timão. Pelo fato de nunca ter trabalhado no futebol brasileiro, é necessário ter paciência com o português. O técnico vai chegar ao Alvinegro e dificilmente a equipe vai começar a dar espetáculo de uma hora para outra.
Outro desafio para Vitor Pereira é conseguir encaixar no time titular corintiano o quinteto Paulinho, Renato Augusto, Giuliano, Willian e Róger Guedes. Todos são atletas acima da média no Brasil e, apesar da idade mais avançada da maioria, reúnem características de jogo para atuarem juntos.
Por fim, a titularidade de Cássio é mais uma questão que precisará ser definida. Maior goleiro da história do Corinthians, o ídolo tem cometido falhas desde a última temporada. Muito promissor, Ivan foi contratado e gera expectativa na torcida. O comandante português terá que fazer sua escolha até o início da Libertadores.
Mesmo com a enorme demora para contratar um substituto para Sylvinho, o Corinthians agiu bem no mercado na busca pelo novo técnico. É impossível cravar o sucesso de Vitor Pereira no Timão, mas fica claro que o treinador já provou seu alto nível com ótimos trabalhos durante a carreira. O que resta à torcida é ter paciência. O time paulista chega forte para brigar por títulos nessa temporada.

Eduardo Martins (jalesense, jornalista com formação na PUC-Campinas)

Comments are closed.