Na sessão da Câmara Municipal de Jales da segunda-feira, dia 5 de agosto, o vereador Rivelino Rodrigues apresentou indicação ao prefeito Luis Henrique Moreira solicitando um estudo e a possível alteração do período de uso das vagas de “Carga e Descarga” no centro de Jales.
Endereçada também à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, bem como ao CONSEG — Conselho Municipal de Segurança, a proposta sugere que as vagas sejam liberadas para uso exclusivo de carga e descarga, alterando o que acontece hoje, que é a utilização dos espaços por motocicletas das 10h às 18h.
“Muitas empresas de entrega de produtos encontram dificuldades em executar seus serviços, pois as vagas de carga e descarga ficam liberadas somente até às 10h da manhã e o essencial seria a manutenção desses espaços liberados o dia todo”, argumentou o vereador.
SOLUÇÃO
Na sondagem realizada pelo Jornal de Jales entrevistando lojistas e motociclistas, houve um consenso sobre a importância das vagas de carga e descarga, mas também a necessidade dos bolsões para as motos. Os poderes executivo e legislativo terão que encontrar uma solução que não pese para nenhum dos lados.
Segundo Diego, gerente de loja de departamento: “Com certeza é interessante, começamos entre 7h e 7h30 e vamos até as 10h descarregando, e dependendo da carga ultrapassa esse período, mas geralmente é uma vez por semana. Para carga e carros é mais complicado o estacionamento no centro da cidade. Já tivemos relato de clientes que pararam em fila dupla para poder pegar mercadoria e foram multados”.
A gerente de loja de móveis, Márcia, apontou uma outra questão: “Se o caminhão chegar depois das 10h não encontra lugar para estacionar nem aqui próximo. Já deixamos de receber mercadoria por não ter como descarregar, então é um problema que tem sido recorrente. Os caminhões não podem esperar porque são rastreados, não podem ficar parados em locais distantes da loja. Tem também o pessoal do papelão que usa a vaga para a carretinha deles, e mesmo pedindo para eles, é complicado. Eu já tive carga grande que o motorista teve que parar há três quarteirões, ele acabou indo embora sem descarregar. Às vezes temos que colocar um funcionário para guardar a vaga para o caminhão”, contou.
Condutora de motocicleta, Tainara disse: “essas vagas são importantes para as motos, mas entendo que para os caminhões que precisam descarregar também. Eu já trabalhei em loja e sei como é difícil. Vai precisar ter uma média entre as vagas para as motos e para eles”.
Procurada pela reportagem, Beatriz Renesto Faile, diretora de Mobilidade Urbana da prefeitura, enviou nota sobre o assunto:
“O horário estabelecido para os veículos que fazem serviços de carga e descarga foi definido pela Lei Municipal n° 4.672, de 25 de agosto de 2017, que estabelece normas para a instituição e concessão de sistema e estacionamento rotativo, no âmbito do Município de Jales, denominado de ZONA AZUL e dispõe sobre estacionamento para carga e descarga de veículos, entre outras providências.
A norma visa diminuir o tráfego de veículos pesados na área central do município, contribuindo para uma melhor fluidez do trânsito, além de melhorar a segurança dos pedestres e demais usuários das vias contribuindo para um trânsito mais organizado.
Nos horários entre as 10h e 18h as vagas de carga e descarga são destinadas para motocicletas, essa medida visa melhorar a distribuição das motocicletas estacionadas na área central, tendo em vista que ocupam menos espaço para estacionamento e são muito utilizadas para entregas de produtos, favorecendo os pontos comerciais que trabalham com o sistema de delivery.
Esse tipo de norma não é exclusividade de Jales e já foi adotada em várias grandes cidades, como São Paulo, São José do Rio Preto, entre outras.
Sendo assim, concluímos que a carga e descarga nos horários definidos na Lei supramencionada contribui para um trânsito mais ágil para os veículos de pequeno porte em geral e mais seguro para os pedestres e ciclistas, prevenindo acidentes e preservando vidas”, conclui a nota.