Recentemente, o Jornal de Jales apurou informações referentes às obras de recapeamento em trechos da rodovia Euclides da Cunha em Jales, diretamente com o Departamento de Estradas de Rodagem do estado de São Paulo (DER), conforme matéria publicada em 6 de dezembro.
Entretanto, motoristas e moradores de Jales notaram que outras mudanças estão sendo feitas nas vias da região. Faixas continuas brancas que antes não existiam, foram implantadas em alguns pontos estratégicos. O trecho da base operacional da Polícia Militar Rodoviária de Jales está entre as vias escolhidas para receber a nova sinalização.
NOTA
Segundo o departamento informou em nota à redação: “Devido à solicitação da 3ª Companhia do 3º Batalhão da Polícia Militar Rodoviária, o DER instalou faixas contínuas em trechos próximos às Bases Operacionais de Votuporanga, Fernandópolis e Jales, para reforçar a segurança viária, especialmente em áreas de fiscalização e operações policiais, contribuindo para evitar manobras perigosas e proteger usuários e agentes de segurança”.
MULTA
De acordo com as leis do Código de Trânsito Brasileiro – CTB, no Art. 185, I: Deixar de conservar o veículo na faixa a ele destinada pela sinalização de regulamentação (local sinalizado com Linha Simples Contínua – LMS 1 (contínua branca), veículo que transpor da faixa esquerda para a direita ou vice-versa) é considerado infração média, e admite 4 pontos na carteira de motorista, a multa para a infração é de R$ 130,16. O DER também confirmou em nota que, uma sinalização vertical de orientação aos condutores deverá ser implantada no trecho pelos próximos dias.
REGIÃO
Além das mudanças de recape, e faixas contínuas, uma lombada eletrônica também foi recentemente instalada entre as rodovias Euclides da Cunha e Washington Luís, no trecho que liga a cidade de Votuporanga a Mirassol.
Um vídeo que circula pela internet afirma que o aparelho é um radar de velocidade, com intuito de aplicação de multas, mas na verdade se trata de uma lombada eletrônica que tem o objetivo de alertar e conscientizar os condutores sobre a necessidade de reduzir a velocidade na chamada “Curva de Mirassol”.
Da redação