Na manhã desta terça-feira, dia 7 de janeiro, uma antiga reinvindicação da população jalesense e de seus governantes tornou-se realidade. A obra realizada pela concessionária da malha ferroviária, a Rumo, em parceria com a Prefeitura de Jales, trata-se do segundo viaduto para transposição da linha férrea que passa por Jales.

O viaduto é de mão dupla e inclui uma alça de acesso que se inicia em um terreno na Avenida Jânio Quadros, no cruzamento com a Rua 2, passando sobre a linha férrea até chegar na Rua Osvaldo Cruz, no Jardim Aclimação.

Denominado Viaduto Jornalista Deonel Rosa Junior, o projeto faz uma homenagem ao Diretor-proprietário do Jornal de Jales que dedicou sua vida ao jornalismo local e regional, sendo referência quando se trata de ética e habilidade jornalística. Sua contribuição em diferentes momentos da história da cidade é conhecida e reconhecida por autoridades e pela população.

A obra de mobilidade urbana teve investimentos de cerca de R$ 14 milhões e teve a duração de 7 meses, mobilizando cerca de 120 profissionais, entre empregos diretos e indiretos. No total, a estrutura tem 180 metros de extensão e 6,75 metros de altura, resolvendo uma das principais demandas de mobilidade urbana do município, considerando que centenas de veículos transitam na região diariamente.

Estavam presentes os familiares do homenageado Deonel Rosa Júnior, os irmãos Marli Rosa e Silas Rosa; a cunhada Carmen Lúcia Ricciardi Rosa; os sobrinhos Ana Luiza Ricciardi Rosa, Maria Eliza Ricciardi Rosa, Vinícius Ramalho, Pedro Ricciardi Rosa Ramalho e Lucas Ricciardi Rosa Ramalho.

O prefeito Luis Henrique Moreira participou da cerimônia de inauguração ao lado dos representantes da Rumo, a Coordenadora de Planejamento, Silvia Zanchetta, o Engenheiro de Obra, Marcos Paulo Santos Oliveira e o Fiscal, Lucas Andrade. Também estiveram presentes a primeira-dama Alziane Rossafa Moreira, a vice Marynilda Cavenaghi, o Deputado Federal Antonio Carlos Rodrigues, o presidente da Câmara Municipal, Bruno de Paula, os vereadores Andrea Moreto, Elder Mansueli, Eliane Miranda Matsukawa, Fábio Kazuto, Francielle Villa Matos, Leandro Bigotto, Luis Especiato e Rivelino Rodrigues.

HISTÓRICO DA CONQUISTA

O projeto e a reinvindicação pelo viaduto são antigos. O primeiro a pleitear a obra junto ao Ministério dos Transportes no governo federal, na época, foi o ex-prefeito Humberto Parini (PT), ainda no governo Lula.

Alegando falta de recursos, a reinvindicação permaneceu engavetada até que, em 26 de setembro de 2019, o então prefeito de Jales, Flávio Prandi Franco, discursou como presidente da AMA – Associação dos Municípios da Alta Araraquarense representando 645 municípios em um painel técnico realizado pelo TCU – Tribunal de Contas da União.

Flá defendeu a prorrogação antecipada da Ferrovia Malha Paulista baseando-se na afirmação da Rumo de que a renovação da concessão resultaria em investimentos no Estado que poderiam a chegar a R$ 4,5 bilhões, e incluía as obras reivindicadas por Jales. A concessão que terminaria em 2028 teve o pedido de prorrogação antecipada por mais 30 anos.

Fizeram parte do painel na ocasião, o então ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o ministro do TCU, Augusto Nardes, o diretor regulatório da Rumo, Guilherme Penin, além de diversas autoridades.  

Conforme noticiado pelo Jornal de Jales na época, o prefeito Flá e o vice José Devanir Rodrigues, o Garça, após formalizada a prorrogação da concessão, receberam no dia 10 de dezembro de 2020, durante reunião de trabalho, representantes da Rumo que, na ocasião, apresentaram os projetos dos dois viadutos que seriam construídos sobre a linha férrea em Jales, tornando-se uma realidade nos dias atuais.

Portanto em dezembro de 2020, o Plenário Presidente Tancredo Neves da Câmara Municipal de Jales recebeu o gerente de Relações Governamentais da Rumo, Rodrigo Verardino de Stéfani, e o coordenador de Relações Governamentais da Operação Norte da Rumo, Marcelo Rodrigues, que apresentaram os projetos aos secretários municipais e servidores da Prefeitura, aos vereadores da época e também aos recém-eleitos para a nova gestão, representantes de entidades de classe, engenheiros, representantes da sociedade civil organizada e imprensa. O prefeito eleito Luis Henrique Moreira e seu assessor José Ângelo Caparroz Vieira também participaram do evento nesta data, como convidados já em fase de transição para o novo governo.

Durante o evento na Câmara foi exibido um vídeo em que o vice-governador do Estado, Rodrigo Garcia, ao lado do prefeito Flá, disse que “hoje se anuncia os importantes investimentos da Rumo na cidade de Jales e sabemos que esses viadutos, essas obras, vão melhorar a mobilidade urbana no município”.

Posteriormente, em 07 de março de 2024, Giana Custódio e Marcelo Rodrigues, respectivamente gerente e coordenador de Relações Institucionais da Rumo, visitaram o Prefeito Luis Henrique Moreira para anunciar o início do processo de contratação para as obras do Viaduto.

Viaduto que transpõe a linha férrea enfim é realidade para Jales /Fotos Secretaria de Comunicação

Comments are closed.