- Luiz Ramires
A Praça Dr. Euphly Jalles ficou toda enfeitada, no dia 27 de outubro, quinta-feira, com barracas das entidades sociais e brinquedos para a criançada, como forma de mobilizar as mulheres para fazer o exame de mamografia na carreta do Hospital de Amor que permaneceu no local das 10 às 19 horas, dentro da programação do projeto realizado em Jales, denominado Outubro Rosa na Praça.
Foi um evento diferente dos que a carreta costuma fazer nas outras cidades porque aqui houve apoio de entidades como a Secretaria Municipal de Saúde, que fez exames de papanicolau, o Fundo Social de Solidariedade do município, AVCC e outros que ofereceram corte de cabelo, tranças, design de sobrancelhas e teste de hipoglicemia, além do Hospital de Amor de Fernandópolis, como explicou a enfermeira responsável pela unidade móvel, Juliane Seco Rodrigues Cardoso.
Tudo foi programado, segundo ela, para a mulher pensar em se cuidar, prevenindo-se contra o câncer de mama e as atrações na praça acabaram chamando a atenção, o que obrigou a carreta que havia liberado 60 vagas a aumentar esse número para mais de 100 exames.
Durante a preparação do evento, o gerente administrativo do HA Jales, Arthur Bernardes explicou que o hospital buscou construir uma ação que possibilitaria a união de diversos serviços e instituições em prol da mulher, com horário estendido para facilitar o acesso, o que foi possível graças ao apoio de diversos doadores, voluntários e parceiros.
O movimento conhecido como “Outubro Rosa”, é observado anualmente em diversos países e tem como objetivo chamar a atenção da sociedade, alertando as mulheres sobre a importância da prevenção, através da realização do exame de mamografia, para o diagnóstico precoce do câncer de mama. O nome da campanha remete à cor do laço utilizado, que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.