O Hospital de Amor – Unidade Jales realizou um simpósio no dia 2 de julho, visando informar a respeito da campanha Julho Verde os profissionais da saúde da DRS – Departamento Regional de Saúde de São José do Rio Preto, convidando as Secretarias de Saúde da região para alertar profissionais que são a porta de entrada desses pacientes.

O encontro reuniu cerca de 80 profissionais e na abertura contou com a apresentação do Coral Vozes do Coração, formado por pacientes laringectomizados, ou seja, que passaram pela cirurgia e tiveram remoção total ou parcial da laringe em função do câncer.

“As pessoas que estão nas unidades básicas precisam conhecer os principais sintomas”, disse a fonoaudióloga Anelize Negrão.

Segundo o médico cirurgião do Hospital de Amor, especialista em cabeça e pescoço, Savio Costa de Paula, os dentistas e otorrinolaringologistas são muito importantes também no diagnóstico precoce do câncer nestas regiões: “é um trabalho multidisciplinar”, afirmou.

JULHO VERDE é uma campanha mundial de conscientização sobre o câncer de cabeça e do pescoço. O objetivo da campanha é alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do cancro, pois quanto mais cedo for descoberto, maior será a eficácia do tratamento.

A campanha também pretende informar a respeito dos fatores de risco para a enfermidade, as atitudes que podem ser evitadas. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima para o triênio 2023/2025 o surgimento de cerca de 40 mil casos novos desses tipos de doença, por ano, no Brasil.

Ressaltando a importância do diagnóstico precoce, o médico constatou: “o quanto antes descoberto, menor o tempo de tratamento, que possibilita conseguirmos tratar mais pessoas, com custo menor para a instituição que está tratando e principalmente para o paciente, que terá menos sequelas”.

SINTOMAS
“Costumo dizer que há uma regra das 3 semanas: nódulos no pescoço que persistem, rouquidão por mais de 2 ou 3 semanas, feridas na boca e na pele que não cicatrizam, secreção pelo nariz por mais de 3 semanas, também merece atenção de um especialista”, informou. A biópsia é o exame que vai confirmar o diagnóstico.

Dr. Savio também chamou a atenção para os fatores de risco (Vide Box) e para o aumento dos casos de câncer de orofaringe nos últimos anos, que está bastante relacionado ao HPV – Papiloma vírus humano: “é necessário fazer a proteção do sexo oral e também vacinar as crianças e adultos jovens, tirando este tabu que existe em torno da vacina que está disponível”, concluiu.

Os principais sintomas do cancro da cabeça e do pescoço podem incluir:

  • Feridas na boca que não cicatrizam nos primeiros 15 dias;
  • Nódulos no pescoço;
  • Dificuldades ou dor ao mastigar ou engolir;
  • Rouquidão progressiva que dure mais de 15 dias;
  • Alterações na voz;
  • Sangue no escarro ou tosse;
  • Falta de ar.

Para prevenir o cancro da cabeça e do pescoço, recomenda-se:

  • Manter uma boa higiene bucal;
  • Usar preservativo durante o sexo oral;
  • Estar atento a quaisquer alterações na boca;
  • Aproveitar as consultas com o dentista para tirar dúvidas e relatar quaisquer sinais ou sintomas diferentes.
A fonoaudióloga Anelizae Negrão apresentou o coral de laringectomizados / Fotos: Rafael Martins

Comments are closed.