A empresa Guizzo Controle de Pragas, através do diretor José Antonio Guizzo promoveu na última quinta-feira, dia 18, uma palestra sobre Animais Peçonhentos com o renomado biólogo PHD Dr. Cláudio Maurício Vieira Souza, diretor cientifico do Instituto Vital Brasil e especialista em Animais Peçonhentos.
“No Brasil estamos tendo uma situação peculiar que não tem sido observada no mundo, que chamamos de transição epidemiológica. Desde o final da década de 90, anos 2000 os escorpiões aumentaram muito sua população urbana, o que levou a um aumento absurdo do número de acidentes. Logo depois as aranhas, e agora as abelhas nos preocupam bastante, se for estabelecer o ranking seriam a sequência escorpiões, aranhas, serpentes e estamos olhando um aumento por acidentes de abelha”, afirma Dr. Cláudio.
O biólogo alerta que em caso de acidente, buscar socorro médico imediato é fundamental pois o tempo é precioso.
A bióloga e entomologista urbana Juliana Pereira, pesquisadora da Bequisa, que também foi palestrante, afirmou que o grande sucesso no trabalho são as medidas preventivas e corretivas, aliadas ao controle químico.
O empresário Guizzo ressaltou a importância para Jales de receber profissionais que são reconhecidos pelo seu talento, conhecimento e habilidades e declarou que é necessário desmistificar a ideia de que não existe inseticida capaz de matar os escorpiões. A palestra contou com a presença de cerca de 70 pessoas, de 25 cidades da região.
A agenda dos biólogos se estendeu com outra palestra na Igreja Batista, para agentes de saúde do município, com a presença de Secretária de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues de Souza e do Secretário da Administração, Reginaldo Viota.