- Giovanna Rodrigues (De São Paulo)
O 5º Encontro de Líderes da Associação Paulista de Medicina – realizado entre os dias 14 e 16 de abril, no Guarujá (SP) – foi marcado pela união e compartilhamento de ideias entre os dirigentes da entidade Estadual e de suas Regionais. Na sexta (14) à noite, houve uma breve abertura, conduzida pelo presidente da APM, José Luiz Gomes do Amaral. Ele agradeceu aos presentes e enalteceu a alegria em poder reunir todos pela segunda vez após a pandemia de Covid-19 – como já tinha ocorrido em setembro do ano passado, em São Pedro (SP) – para debater os rumos da instituição.
Amaral chamou ao palco os vice-presidentes da Associação, João Sobreira de Moura Neto e Antônio José Gonçalves; o diretor Administrativo, Florisval Meinão; a diretora da 2ª Distrital, Ana Beatriz Soares; o presidente da Assembleia de Delegados da APM, Walter Manna Albertoni; a presidente e o vice-presidente da APM Guarujá, Mara Rudge e Edemilson Cavalheiro; e o presidente da Associação Médica Brasileira, César Eduardo Fernandes.
“Eu entrei na Associação Paulista de Medicina em 1995, junto com o Eleuses Paiva. E o interior mudou os rumos da nossa entidade, que se tornou mais forte. Com isso, a APM ficou mais representativa, e a gente vem trabalhando este movimento há muitos anos. A estrutura da Associação é invejável, e agora temos uma posição ímpar, que é a Secretaria Estadual de Saúde ao nosso lado, e com isso poderemos fazer uma série de atividades em defesa do médico e da saúde da população”, destacou Gonçalves.
Fernandes, por sua vez, agradeceu o convite e todo o apoio recebido da APM desde o início de sua gestão na AMB. “Tenho muito orgulho de ser associado há tantos anos, e o sucesso da atual diretoria da Associação Médica Brasileira deve ser creditado, em grande parte, à contribuição da Associação Paulista de Medicina, pelo empenho dos diretores e delegados de São Paulo e pelos projetos conjuntos. Não existe AMB forte sem a APM, fundamentalmente por conta do interior também.”
Juntos somos mais fortes
No sábado pela manhã, a programação teve início com palestra de Fernando Arbache, consultor profissional do MIT e CIO da Arbacha Innovations. Ele enfatizou que a inovação está ligada às pessoas. “Inovação não é tecnologia, é buscar o novo por meio de uma série de ferramentas. E só é possível transformar soluções em hábitos por meio da repetição”, destacou.Na sequência, o diretor de Defesa Profissional da APM, Marun David Cury, apresentou as últimas ações da área – a exemplo das negociações com as operadoras de planos de saúde, Reforma Tributária e apoio às Regionais. Da mesma forma, o diretor de Previdência e Mutualismo, Paulo Tadeu Falanghe, ressaltou alguns benefícios da entidade, como os planos de saúde, o seguro de vida gratuito com diária por incapacidade temporária e os serviços de contabilidade, despachante, assessoria para aposentadoria pelo INSS e outros.
No período da tarde, foi a vez das Regionais da APM se manifestarem, compartilhando ações bem-sucedidas nos últimos meses e questões que podem ser solucionadas com o apoio da APM Estadual e das outras Regionais. O espaço, coordenado por Paulo Cezar Mariani (secretário geral da Associação) e Antônio José Gonçalves (vice-presidente), teve a participação de:
- Eduardo Luis Cruells Vieira (Sorocaba)
- Renato Tadeu Barufi (Franca)
- Marcos Cabello dos Santos (7ª Distrital)
- Renato Eugênio Macchione (Catanduva)
- Alice Antunes Mariani (Jales)
- Alice Lang Simões Santos (Santo André)
- Leandro Freitas Colturato (São José do Rio Preto)
- Fabiana Santos Fonseca (Guarulhos)
- Lucineri Maria Bicarato Turra (Bauru)
- Pedro Thadeu Galvão Vianna (Botucatu)
- Doralice Marafioti (Leme)
- Juliana Cristina Kuhn Medina (Presidente Prudente)
- David Alves de Souza Lima (3ª Distrital)
- Fatima Maria Aparecida Ferreira Bastos (Campinas)
- Julio Abdala Calil (São Caetano do Sul)
- Carlos Eduardo Gzvitauski (Mogi Mirim)
- Sidney Antonio Mazzi (Araraquara)
- Bruno Orsi Medola (Lençóis Paulista)
- Marcelo Ribeiro Da Fonseca (Dracena)
- Roger Ibrahim Franchi Cury (São José do Rio Pardo)
- Jorge Carlos Machado Curi (Campinas)
- Ricardo Tedeschi Matos (Piracicaba)
- Ana Beatriz Soares (2ª Distrital)
- Roberto Pavani (Amparo)
- Antônio Joaquim Ferreira Leal (Santos)
- Roberto de Mello (Assis)