- Thiago Bethônico
A Secretaria Municipal de Saúde, através do Setor de Vigilância Epidemiológica, realizou nos últimos dias uma importante capacitação destinada aos profissionais que atuam nas unidades de saúde do município sobre as atualizações, formas de prevenção e tratamento do vírus Monkeypox.
No dia 12 de agosto, a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou que, com a finalidade de minimizar impactos negativos que a designação da doença pode causar, o nome “varíola dos macacos” não será mais usado, mas denominado como Monkeypox.
A capacitação foi conduzida pelo médico infectologista, Mauricio Kenzo Maruyama, que explicou sobre como o vírus age, promoveu orientações, definição do fluxo, diretrizes e manejo dos atendimentos nos serviços de saúde aos casos suspeitos que eventualmente possam surgir. Aproximadamente 30 profissionais de saúde participaram da capacitação, entre eles médicos e enfermeiros.
Conforme informou a Secretaria Municipal de Comunicação, atualmente Jales não tem registro de caso positivo do vírus. De acordo com a secretária de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues de Souza, “apesar de nossa cidade até o momento não ter nenhum registro do vírus, já estamos trabalhando na prevenção de eventuais casos que possam surgir. Ter profissionais preparados e capacitados é fundamental, e para que o trabalho seja completo e efetivo, em casos de sintomas, sobretudo, diante de casos suspeitos, é importante que o paciente procure atendimento médico em uma das unidades de saúde, UPA ou no SAE/CTA o mais rápido possível, tendo em vista que todas as unidades já foram orientadas sobre os procedimentos”, concluiu a secretária.