O surgimento de uma nova variante da Omicron, uma das mutações do vírus que causa a Covid-19, fez com que cientistas voltem a orientar o uso de máscaras. A subvariante é alvo de preocupação em virtude do seu alto grau de mutação e disseminação.
Ainda sem ser formalmente nomeada, essa nova subvariante é chamada de BA.6, e está levando alguns a temer que um quadro preocupante do novo coronavírus possa surgir nas próximas semanas.
O site britânico Mirror informou que a nova subcepa só foi encontrada, até agora, na Dinamarca e em Israel, mas também possui um nível espantoso e alarmante de mutação.
A preocupação e orientação para o uso de máscaras surgiu nos Estados Unidos, onde as hospitalizações relacionadas à covid-19 aumentaram 12% nos últimos dias. Já no Brasil, as autoridades de ainda não se pronunciaram sobre a nova variante ou sobre o uso de máscaras.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) está acompanhando a situação e avalia o impacto das novas cepas no desempenho das vacinas para ter condições de tomar decisões sobre as atualizações na composição dos imunizantes.