No dia 9 de setembro, foi realizado na Câmara Municipal de Jales o 1º Simpósio de Saúde Mental com o tema “Um olhar para a vida”. O evento foi provido pelo Ambulatório de Saúde Mental da Prefeitura de Jales.
De acordo com a organização, o evento teve por objetivo apresentar o trabalho realizado em saúde mental na atenção secundária e especializada no município, além de compartilhar experiências com toda a rede de saúde, assistência social, educação e justiça de Jales.
As apresentações foram comandadas pelos servidores do Ambulatório de Saúde Mental de Jales — Ana Alice Freitas de Castilho Andreo (coordenadora), Amanda Moreira de Souza (psicóloga), Kleber Rogério Trivizoli da Silva (psicólogo), Maria Madalena Vendrame (assistente social), Jhoceli Monise Catosso Rainho Costa e Soraya Barbur Prandi (ambas assistentes sociais), Janine da Silva Santos Sestari e Adila Andressa Silva Guizo (ambas psicólogas).
TEMAS
As palestras foram ministradas com os temas: Serviço de Psiquiatria e Psicologia – Fluxo de Atendimentos; Psicoterapia grupal / Relato de Práticas / Ações Judiciais; Serviço Social – Fluxo de atendimentos e atividades do setor; Terapia Ocupacional / Programa de Tabagismo – Fluxo de Atendimentos e atividades do setor; Transtornos Mentais Prevalentes / Risco de Suicídio; e Pandemia e Saúde Mental.
“Na ocasião também abordamos sobre o trabalho desenvolvido pelo Ambulatório de Saúde Mental e pelo CAPS – Centro de Atenção Psicossocial. Atualmente são ofertadas pelos serviços consultas em psiquiatria, psicologia, terapia ocupacional, além de assistência social. Patologias como transtorno bipolar, depressão, TOC (Transtorno Obsessivo e Compulsivo), ideação suicida, esquizofrenia e outras neuroses e psicoses recebem, através do nosso trabalho, a atenção e tratamento adequados a cada caso”, afirmou a coordenadora dos serviços, Ana Alice Freitas de Castilho Andreo.