Na sexta-feira, dia 18 de outubro, acontece o 2º “Mamaço na Praça”, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Jales para conscientizar sobre a importância do aleitamento materno.

Tradicionalmente o evento é realizado no mês de agosto, em alusão ao Agosto Dourado, mês de conscientização sobre a amamentação, mas foi transferido para esse mês em função das restrições impostas pelo período eleitoral.

Dessa vez o Mamaço na Praça será realizado na Praça João Mariano de Freitas, a partir das 18h30. Com o tema “Apoio à Amamentação para todos”, o encontro também vai falar sobre experiências deste período tão importante na vida das mães e prestar esclarecimentos à mulher lactante.

O evento será totalmente gratuito e receberá mães e convidadas para prestigiar rodas de conversa. A enfermeira obstetra e consultora em amamentação, Crislaine Nascimento de Assis Paes, abordará o tema “A verdade sobre o leite humano e a fórmula da amamentação”.

Além disso, serão ouvidos depoimentos de Adriele Amaral, mãe de Analice, e Larissa Almeida, mãe de Maitê, sobre suas experiências com a amamentação. A Dra. Ana Paula Schafer, médica pediatra, e a Dra. Marjory Lyra, médica ginecologista obstetra e ultrassonografista, também estarão presentes. O evento contará ainda com uma apresentação da professora, bailarina e coreógrafa Ayla Limeira, da New Corpus. Na sequência será realizada a cerimônia de Mamaço, quando acontecerá a amamentação coletiva. Mães e seus bebês estão convidadas a participar.

SOBRE

Mamaço é o nome de um evento mundial em que as mulheres com seus bebês se reúnem para amamentar, enquanto compartilham suas vivências e tiram dúvidas com profissionais especialistas no assunto. O evento tem por objetivo naturalizar o ato de amamentar em qualquer espaço e a qualquer hora que as mães e os bebês julgarem necessário. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, por meio do leite materno, o bebê recebe os anticorpos da mãe que o protegem contra doenças como diarreia e infecções, principalmente as respiratórias.

(Com Secretaria de Comunicação)

Comments are closed.