A vacina oral contra poliomielite (VOP, na sigla em inglês), foi recolhida em Jales e em toda a região na terça-feira, dia 1 de outubro.
Segundo Renata Rachieli, Enfermeira responsável pela Imunização no município de Jales: “todos os municípios enviaram as vacinas que estavam armazenadas nas geladeiras das salas de vacina para GVE de Jales, que iria enviar para Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e posteriormente, Ministério da Saúde”, disse ao Jornal de Jales.
Em Jales, a cobertura vacinal contra a poliomielite está em torno de 100%, acima da meta estipulada pelo Ministério da Saúde que é de 95%.
TROCA
Popularmente conhecida como gotinha, a dose será substituída pela vacina inativada poliomielite (VIP, na sigla em inglês), aplicada no formato injetável. De acordo com a representante do Comitê Materno-Infantil da Sociedade Brasileira de Infectologia, Ana Frota, a previsão é que a retirada da VOP em todo o país ocorra até 4 de novembro.
A gotinha será substituída pela vacina injetável no seguinte esquema:
- A vacina VIP será administrada em três doses, aos 2, 4 e 6 meses de idade
- A dose de reforço será administrada aos 15 meses, também com a vacina VIP
- A segunda dose de reforço, que era administrada aos 4 anos, será descontinuada
A substituição da vacina oral pela injetável foi aprovada pela Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI). A decisão foi baseada em recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), que consideram a vacina injetável mais segura.
A vacina injetável é mais eficaz e tem menos contraindicações do que a vacina oral. Especialistas alertam que mesmo que o último caso de poliomielite no Brasil tenha sido em 1989, é fundamental a vacinação das crianças.
“As pessoas que já se vacinaram com o esquema de gota no passado, se elas completaram o esquema de vacinação, elas já estão protegidas, então não tem porque rever o esquema de vacinação, se revacinar”, disse Eder Gatti, diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações.
JALES
Segundo Ivo Alves Filho, técnico de enfermagem do Centro de Imunização de Jales: “As vacinas são aplicadas nas 9 UBSs da cidade que possuem sala de vacina, que são as do Jd. São Gabriel, Roque Viola, Paraíso, Municipal, São Jorge, Novo Mundo, Arapuã, JACB e no Núcleo Central”.
Para ser atendido, é necessário apresentar documento de identificação da criança e carteira de vacinação.
“Entre os dias 28 de setembro à 03 de novembro não será administrado nenhum reforço contra a Poliomielite, porém as crianças que completarem 15 meses ou 4 anos devem comparecer as salas de vacinação para receber as outras vacinas do calendário de vacinação”, disse Ivo.
O Zé Gotinha, símbolo do Programa Nacional de Imunizações (PNI), continuará a participar de campanhas e ações de imunização para sensibilizar a população.