- Luiz Ramires
Com três óbitos registrados recentemente e os casos aumentando, a Covid volta a preocupar em Jales, onde continuam valendo a obrigação do uso de máscaras em repartições de saúde e no transporte público. Um homem de 79 anos morreu em 22 de dezembro, outro, de 64 anos, no dia 1º de janeiro e uma mulher, de 75 anos, no dia 2 de janeiro.
O número de óbitos em Jales chega a 310, desde o início da pandemia, sendo que nos três últimos boletins divulgados pela Secretaria da Saúde, os casos positivos passaram de 167, em 19 de dezembro, para 195 em 28 de dezembro e 281 em 3 de janeiro. O último boletim registra um total de 18.626 casos positivos acumulados, sendo que a média estava em 40,1 casos por dia em 27 de dezembro.
A Secretaria de Saúde recomenda as prevenções como higienização das mãos, uso de máscaras e isolamento, nos casos suspeitos e confirmados. Os ambientes onde circulam muitas pessoas podem adotar suas próprias medidas em relação ao uso de máscaras, limpeza e organização do espaço de trabalho, para evitar a transmissão.
ATENDIMENTO
Por enquanto a reabertura do Covidário está descartada, pois como informou a assessora executiva em planejamento da Secretaria, enfermeira Leidepaula da Rocha Belon todas as Unidades Básicas de Saúde estão atendendo casos suspeitos de Covid, de segunda a sexta-feira, com acolhimento, notificação, testagem e avaliação médica. No período noturno e nos finais de semana os pacientes devem procurar a UPA para atendimento e testagem.
Segundo Leidepaula, todas as UBS e a UPA estão abastecidas com insumos para testes, tanto para pacientes sintomáticos quanto para os que tenham contato com casos positivos confirmados, mesmo assintomáticos. O teste rápido com resultado negativo em pacientes sintomáticos não descarta a Covid. Nesses casos é preciso fazer o RT-PCR (nasal) em que a coleta é enviada para São José do Rio Preto. A coleta dos dois testes pode ser feita até o 8º dia dos sintomas.
O município trabalha com salas de vacinas no Núcleo Central, Jardim Municipal, São Jorge, Novo Mundo, Arapuã, JACB, Paraíso e Roque Viola, mas a procura está muito baixa. Todas as vacinas estão disponíveis, inclusive para bebês a partir dos seis meses, na Unidade Central. Só falta a da Pfizer pediátrica, que deve chegar logo que o Ministério da Saúde liberar para o Estado.