Na segunda-feira, dia 30 de setembro, por volta das 18h45, moradores do Residencial Honório Amadeu notaram o cheiro forte de amônia nas proximidades do bairro conhecido como Facip, onde estão as instalações do Frigorífico Boi Mix.

Em pouco tempo as redes sociais e os aplicativos de mensagens foram tomados pela notícia.

Segundo apuração da reportagem, a situação forçou algumas famílias a deixarem suas casas e aguardarem do lado de fora por orientação da Defesa Civil, para que evitassem problemas respiratórios. Uma mulher foi atendida na Santa Casa de Jales e recebendo medicação, foi liberada.

O gás foi dissipado e o vazamento controlado ainda na segunda-feira, dia 30. A UPA – Unidade de Pronto Atendimento não registrou a procura por atendimentos relacionados ao episódio.

NOTA

O frigorífico Boi Mix, questionado a respeito do acontecimento, enviou nota em que diz que “um vazamentode amônia foi notado por um colaborador, e que rapidamente foi contido. Ficou constatado que a junta do equipamento compressor se deslocou o que causou a passagem de uma pequena quantidade de amônia”.

ENTENDA

A amônia (NH3) é um dos principais gases para a refrigeração de carnes. Por conta do seu desempenho energético, esse composto apresenta grandes vantagens para sistemas industriais, especialmente na área de frigoríficos e laticínios.

Comments are closed.