Uma campanha está sendo realizada pela Santa Casa de Jales, para repor o estoque de leite materno que está muito baixo e precisa de novas doações para bebês prematuros internados na UTI Neonatal e que não podem ser amamentados diretamente no seio da mãe.
O hospital explica que o leite materno é a primeira alimentação humana e fonte de nutrientes para as funções biológicas, sendo considerado o melhor alimento para os bebês por ter papel importante na proteção imunológica contra doenças infecciosas, na adequação nutricional e no desenvolvimento afetivo e psicológico. A UTI Neonatal é abastecida com o banco de leite materno, e atende 16 municípios da região, entre outras cidades e estados,
Para doar a lactante deve estar saudável e não tomar medicamento que interfira na amamentação. É necessário ir até o hospital levando a carteirinha de gestação, RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência para a realizar o cadastro. Após o cadastro a mãe pode optar pela retirada do leite na Santa Casa ou em sua residência. Depois da ordenha, o leite é congelado e encaminhado para Votuporanga, local onde é realizado a pasteurização. Após este procedimento, ele volta para o hospital em Jales.
As mães interessadas em doar leite materno podem entrar em contato pelo telefone (17) 3622-5000 ramal 5045, para orientações e agendamento.