Em sessão extraordinária na Câmara Municipal de Jales na quinta-feira, dia 04, os vereadores votaram o Projeto de lei n. 8/2024 que altera a Lei complementar n. 227 de 3 de abril de 2.012, de autoria do poder executivo.

O projeto votado em regime de urgência e aprovado por unanimidade pelos vereadores concede aumento salarial aos profissionais no cargo de Educador de EMEI.

A vereadora Andrea Moreto (Pode) autora do projeto, argumenta que a função das educadoras equivale ao magistério, apesar de não possuírem esse título.

O ponto chave que vem sendo discutido desde 2.009 é a equiparação salarial dos educadores da rede municipal de ensino e segundo o projeto: “investir na valorização dos servidores é investir na qualidade dos serviços públicos prestados à população”.

A vereadora cita que propôs também uma progressão de carreira para o cargo de auxiliar de limpeza que hoje é isolado, sem possibilidade de crescimento.

GREVE

Liderados pela Apeoesp Subsede de Jales, professores da rede estadual de ensino participaram de uma caravana pela educação e serviços públicos de qualidade em Jales na sexta-feira, dia 05.

Segundo a presidente da Apeoesp, Adriana da Silva Vale, uma das motivações é a intenção do governo de cortar da educação cerca de R$ 10 milhões: “as escolas estão sucateadas, o estado precisa pagar o piso nacional dos professores e também não concordamos com a transformação das escolas em escolas cívico-militares”.

De acordo com a instituição, haverá uma assembleia estadual dos professores no dia 26 de abril na praça da República em São Paulo e na oportunidade deve ser discutida a possibilidade de uma greve.

“Não adianta termos computadores e não termos a tecnologia e internet que suporte isso; não temos espaço físico e infraestrutura mas por uma ação do governo são as prioridades estão invertidas”, conta Adriana.

Ainda segundo a professora, os professores contratados por categoria “O” não participam dos movimentos que defendem suas causas porque podem ser demitidos por não serem efetivos.

Comments are closed.