• Fonte- TV TEM

O Juizado da Infância e Juventude de São José do Rio Preto está investigando 23 denúncias de abuso sexual contra crianças e adolescentes que foram apresentadas à Vara da Infância e Juventude depois da realização de um encontro do projeto Tenho Voz, do IPAM (Instituto Paulista de Magistrados). As apresentações do projeto aconteceram em duas escolas estaduais daquela cidade.
Durante as apresentações que são realizadas no país desde 2016, o projeto encena peças teatrais lúdicas sobre abuso e violência infantil, tendo como objetivo ajudar as vítimas a identificar os crimes. Outras escolas de Rio Preto deverão receber o projeto que já atendeu mais de 45 mil crianças e adolescentes em todo o país.
As denúncias aconteceram logo depois das apresentações, quando os alunos das duas escolas se identificaram com o que viram nos temas apresentados pelos atores da peça. Todas foram feitas para a psicóloga Railda Ferreira das Neves Galbiati da Varada Infância e Juventude que acompanhou o projeto na cidade.
Ela explicou que tudo é feito em sigilo, ouvindo os relatos das crianças, suas histórias de violência e suas necessidades, para saber quais os encaminhamentos que devem ser feitos.
Todos os casos foram praticados por familiares ou pessoas próximas, segundo relataram as crianças e adolescentes ouvidos que disseram ter sofrido diversos tipos de abuso.
O juiz da Vara da Infância e Juventude de Rio Preto, Evandro Pelarin informou que a primeira providência é afastar o abusador das vítimas, pois ele tem que sair do local onde mora.

Comments are closed.