A empresa de tecnologia e segurança cibernética Kaspersky identificou um novo golpe envolvendo o Pix e o boleto bancário. Os dados divulgados alertam para o golpe do QR Code do Pix ou do código de barras dos boletos redirecionando o pagamento feito para contas de golpistas. As principais contas visadas são as de luz, telefonia e outras contas que são enviadas via e-mail.

Segundo as informações, os criminosos reformularam a ferramenta “Reboleto” para viabilizar a fraude, que é utilizada para revalidar boletos vencidos. Assim, os golpistas editam os dados de pagamento do PDF anexado enviado ao e-mail do cliente.

A modificação do boleto é feita diretamente no e-mail, sem o dono da conta suspeitar. Dessa forma, os valores das vítimas são acessados sem sequer invadir computadores e celulares com vírus.

Os golpistas aproveitam vazamentos de dados de brasileiros para acessar os e-mails, onde buscam mensagens e contas pendentes. Ao encontrar os PDFs com as contas, eles editam o documento pelo “Reboleto” e marcam como não lido, dando impressão de que aquela conta ainda não foi paga.

De acordo com a Kaspersky, a principal forma de se proteger do golpe é conferindo o destinatário do pagamento após a leitura do código de barras ou do QR Code antes de finalizar o pagamento. Caso os dados sejam diferentes da prestadora de serviço, não faça o pagamento e entre em contato com a empresa solicitando a verificação do boleto ou nova emissão.

Comments are closed.