• Maria Elena Covre (Diário da Região)

Caiu como uma bomba dentro da Polícia Civil de Rio Preto na quinta-feira, 13, a notícia da exoneração do delegado João Pedro Arruda do comando do Deinter-5 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior), responsável pela corporação em 96 cidades da região.
O Diário da Região confirmou que João Pedro, na função desde janeiro de 2011, foi informado de sua exoneração pelo delegado-geral do Estado na quarta-feira, 12, quando voltava a Rio Preto de uma solenidade em São Paulo. E que, pego de surpresa, teria ficado “muito chateado”. A informação é de que ele seguirá como delegado-assistente no mesmo departamento até que se aposente.
A agitação em torno do assunto tem sido ainda maior em função da falta de informações sobre quem substituirá João Pedro no Deinter-5, uma vez que cabe a quem ocupa o posto indicar os titulares das seis delegacias seccionais da região (Rio Preto, Catanduva, Novo Horizonte, Jales, Votuporanga e Fernandópolis). Daí a expectativa no meio de que ocorrerá uma mudança geral nos postos de confiança.

Uma das especulações nos corredores das delegacias de polícia era de que o novo titular virá de fora. Neste caso, o favorito é o atual seccional de Barretos José Luiz Ramos Cavalcanti.

A publicação em Diário Oficial do Estado com a mudança estava prevista para ontem, sábado, 15, mas deverá ocorrer na terça-feira, 18. Isso porque virá no pacote de outras quatro diretorias cujos comandos sofrerão alterações: o Deinter-1, de São José dos Campos; o Deic, o Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap) e o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Dentro instituição, a agitação é grande, uma vez que cabe ao titular do Deinter indicar outros cargos de confiança. As mudanças em esfera estadual também criam especulações sobre alterações no Deic local. Nada, porém, confirmado ainda.

Comments are closed.