- Maria Elena Covre (Diário da Região)
Caiu como uma bomba dentro da Polícia Civil de Rio Preto na quinta-feira, 13, a notícia da exoneração do delegado João Pedro Arruda do comando do Deinter-5 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior), responsável pela corporação em 96 cidades da região.
O Diário da Região confirmou que João Pedro, na função desde janeiro de 2011, foi informado de sua exoneração pelo delegado-geral do Estado na quarta-feira, 12, quando voltava a Rio Preto de uma solenidade em São Paulo. E que, pego de surpresa, teria ficado “muito chateado”. A informação é de que ele seguirá como delegado-assistente no mesmo departamento até que se aposente.
A agitação em torno do assunto tem sido ainda maior em função da falta de informações sobre quem substituirá João Pedro no Deinter-5, uma vez que cabe a quem ocupa o posto indicar os titulares das seis delegacias seccionais da região (Rio Preto, Catanduva, Novo Horizonte, Jales, Votuporanga e Fernandópolis). Daí a expectativa no meio de que ocorrerá uma mudança geral nos postos de confiança.
Uma das especulações nos corredores das delegacias de polícia era de que o novo titular virá de fora. Neste caso, o favorito é o atual seccional de Barretos José Luiz Ramos Cavalcanti.
A publicação em Diário Oficial do Estado com a mudança estava prevista para ontem, sábado, 15, mas deverá ocorrer na terça-feira, 18. Isso porque virá no pacote de outras quatro diretorias cujos comandos sofrerão alterações: o Deinter-1, de São José dos Campos; o Deic, o Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap) e o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Dentro instituição, a agitação é grande, uma vez que cabe ao titular do Deinter indicar outros cargos de confiança. As mudanças em esfera estadual também criam especulações sobre alterações no Deic local. Nada, porém, confirmado ainda.