A Polícia Federal deflagrou, na manhã de quarta-feira, dia 04, a sétima fase da Operação “Anjo Dourado”, fruto de investigação para reprimir a prática de crimes de abuso e exploração sexual infantojuvenil pela Internet.
Um mandado de busca e apreensão foi cumprido na residência de um investigado em Jales, com o objetivo de apreender celulares, computadores e mídias com arquivos de informática que possam conter vídeos e/ou imagens armazenados ou que foram disponibilizados na Internet, relacionados à prática de crimes de exploração e abuso sexual infantojuvenil, além de outros elementos de prova. O mandado de busca e apreensão foi expedido pela Justiça Estadual do município.
Na diligência, os policiais federais apreenderam um celular utilizado pelo investigado, que foi encaminhado ao setor técnico-científico da Polícia Federal para extração de dados e realização de perícia técnica no interesse das investigações em curso.
A investigação busca esclarecer a prática de crime do artigo 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o qual é praticado por quem adquire, possui ou armazena fotografias, vídeos ou outras formas de registros que contenham cenas de sexo explícito ou pornografia envolvendo crianças ou adolescentes. A pena máxima do crime pode chegar a 4 anos de reclusão e multa. Além disso, com o advento da Lei 14.811, de 12 de janeiro de 2024, o crime do art. 241-B do ECA passou a ser considerado crime hediondo.
A PF de Jales vem desenvolvendo a Operação Anjo Dourado de forma permanente, dedicada exclusivamente à repressão de crimes de abuso sexual infantil praticados através da Internet, efetuando um monitoramento constante da eventual prática destes crimes, tendo realizado diversas operações e prisões em flagrante nas investigações já realizadas.
(Comunicação Social PF Jales)
Operação interestadual recupera objetos ilícitos
Uma operação bem-sucedida da Polícia Civil resultou na apreensão de um motor de popa Yamaha 40 HP, avaliado em R$ 20 mil, e outros bens relacionados a um inquérito em andamento pela Central de Polícia Judiciária de Santa Fé do Sul. A ação foi fruto de uma investigação conjunta entre as Polícias Civis de São Paulo e Minas Gerais, voltada para crimes de estelionato e receptação.
A operação teve início após uma denúncia feita por uma vítima com deficiência, que registrou o furto. Desde então, os policiais de Santa Fé do Sul trabalharam intensamente, utilizando diversas ferramentas de investigação para identificar os responsáveis. As investigações indicaram M.A.G. e J.M.B. como os principais envolvidos no crime.
Com base nas evidências reunidas, a Polícia Civil solicitou à Justiça mandados de busca e apreensão, prontamente deferidos pela 2ª Vara do Foro de Santa Fé do Sul. Durante as investigações, os receptadores chegaram a publicar imagens do motor nas redes sociais, zombando da deficiência da vítima.
Na manhã da terça-feira, 4 de setembro, duas equipes da Polícia Civil de Santa Fé do Sul, munidas dos mandados judiciais e acompanhadas de autoridades policiais, partiram para Minas Gerais para executar as diligências, após a aprovação da Justiça mineira. Uma equipe dirigiu-se à residência de M.A.G., em Iturama, onde o suspeito foi encontrado e confessou sua participação no crime, indicando que o motor de popa estava com J.M.B.
Em ação simultânea, outra equipe localizou a residência de J.M.B., também em Iturama, onde foram encontrados a capa do motor, a documentação e o tanque de combustível. Confrontado com as evidências, J.M.B. admitiu estar de posse do motor, que foi encontrado em uma chácara, seguindo suas indicações.
A Polícia Civil reitera seu compromisso em seguir trabalhando incansavelmente para garantir a paz e a tranquilidade de todos os cidadãos.
Traficantes presos com grande quantidade de maconha em Jales
Na quinta-feira dia 05 de setembro, policiais civis da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (DISE) de Jales, com apoio de investigadores da Central de Polícia Judiciária (CPJ) e da Seccional, prenderam dois homens em flagrante por tráfico de drogas no Jardim Paraíso.
A operação foi desencadeada após informações sobre uma entrega de grande quantidade de entorpecentes na cidade. Os agentes montaram uma vigilância e flagraram o momento em que um veículo, conduzido por um suspeito já conhecido pelas autoridades, estacionou em frente a uma residência e descarregou um saco preto.
Na abordagem do veículo, os policiais encontraram 44g de maconha. Já na residência, localizaram o saco preto contendo 14 tijolos de maconha, totalizando 17,44kg da droga.
Tanto o motorista quanto o proprietário do imóvel foram presos em flagrante e autuados por tráfico de drogas e associação ao tráfico.